
Rafael Baldissera
Vinte anos de sua vida foram dedicados ao seminário Marista, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Nascido em uma família típica de imigrantes italianos, Rafael saiu da colônia no Vale Vêneto, distrito de Cachoeira do Sul, aos 12 anos, e depois de formado em Letras neolatinas nunca mais deixou de se dedicar à educação. Admitia que chorou algumas vezes, nos primeiro anos, até se acostumar com as mudanças e com o frio das terras do "alto". Sofreu preconceito por parte de outros alunos, por saber falar apenas um dialeto italiano. Certa vez, foi comprar um terno no centro de Passo Fundo e, quando lhe perguntaram o que tinha ido fazer, contou que tinha ido comprar um vestido, que no dialeto significava roupa. Foi motivo de chacota do grupo e de tristeza de sua parte. Essa e outras histórias foram contadas em uma seção chamada "O italiano que está em mim", publicada em um jornal da região, há alguns meses. Por muitos anos, Rafael foi assinante e colaborador assíduo do Correio Riograndense. Em 1952, saiu da congregação marista por achar que não tinha vocação. Escolheu Curitiba para lançar suas raízes e conheceu Leony, com quem esteve casado por mais de 40 anos. Formou-se em Direito e Ciências Econômicas. Após o casamento, foi trabalhar com o sogro no hotel da família, mas continuou dando aulas de português. Aposentou-se com mais de 70 anos. Amante das letras e com dom de ensinar, conta a filha Flora, chegou a dar aulas particulares para as netas trigêmeas durante três anos, de francês e de espanhol. Na década de 90, visitou três vezes a Itália onde conheceu os descendentes da família Baldissera. Das incursões, formou a árvore genealógica da família, e continuou a se corresponder com a família até os últimos tempos. Por orgulho, as informações foram colocadas em uma página eletrônica na internet. Para manter a tradição, não abria mão do cálice de vinho diariamente e de pratos italianos, como a polenta e o macarrão, para lembrar das origens. Aos domingos, freqüentava a missa em italiano em uma igreja em Santa Felicidade. Deixa a viúva, duas filhas, cinco netas e uma bisneta.
Dia 17, aos 89 anos, de parada respiratória.
* * * * * * *
Adalberto Bernal, 57 anos, técnico em eletrônica, filho de Messias Santos Bernal e Lindemar Amaro Bernal. Deixa viúva Sônia Maria Bernal. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.
Ademir de Oliveira, 23 anos, servente, filho de Henrique Gonçalves de Oliveira e Adenir Gomes dos Santos. Sep. ontem.
Ademir Vieira de Oliveira, 56 anos, tesoureiro, filho de Natal Vieira de Oliveira e Eulália Silva de Oliveira. Sep. ontem.
Adriane de Oliveira, 40 anos, do lar, filha de Laudelino de Oliveira e Joanita Campagnoli de Oliveira. Sep. ontem.
Alberto Steklane, 81 anos, pedreiro, filho de Pedro Steklane e Catarina Steklane. Deixa viúva Maria de Lourdes Steklane. Sep. ontem.
Ana Clara Peixer Barddal Drummond, filha de Fábio Rossi Barddal Drummond e Maristela Silva Peixer Drummond. Sep. ontem.
Ana Martins da Silva, 80 anos, do lar, filha de José Benedito Martins e Bárbara Maria Martins. Deixa viúvo João Bernardino da Silva. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Jasmim, 23, Vila Gaviões, Guapirama, PR.
Aparecida da Veiga Rodrigues, 88 anos, do lar, filha de Laurindo Veiga e Maria Generosa da Veiga. Deixa viúvo Manoel Pires Rodrigues. Sep. às 9 h, no Cemitério Caminho do Céu.
Benta Maria da Silva, 78 anos, do lar, filha de Pedro Augusto da Silva e Argentina Machado de Souza. Deixa viúvo Pedro Rufino da Silva. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela Berti, São José dos Pinhais.
Braz Santana, 84 anos, porteiro, filho de Felipe Ferreira Santana e Ana Maria Ferreira. Deixa viúva Anita de Souza Santana. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela Rubi, do Cemitério Vaticano.
Clara Clauzen Ianchuki, 74 anos, do lar, filha de Germano Clauzen e Maria Clauzen. Deixa viúvo Cláudio Ianchuki. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Ponta Grossa, PR.
Daiane Fátima de Miranda, 20 anos, autônoma, filha de José Antônio de Miranda e Zimara de Fátima da Rosa Miranda. Sep. ontem.
Dalva Esperança dos Santos, 46 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Anésio Carlos Prado e Benedita Aparecida Prado. Deixa viúvo Aguinar João dos Santos. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.
Diahyr Araújo Kustka, 90 anos, empresária, filha de David da Costa Araújo e Rozalina Gonçalves Cordeiro e Araújo. Deixa viúvo Antenor Kustka. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Capela Rubi.
Dione da Silva, 33 anos, pedreiro, filho de Heitor da Silva e Sibilia Gazda da Silva. Deixa viúva Claide Aparecida Soares da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Iretama, PR.
Dorival Antônio Ribeiro da Silva, 65 anos, contador, filho de Arcílio Ribeiro da Silva e Maria José da Silva. Deixa viúva Yolanda Gambarini da Silva. Sep. ontem.
Emília Iaczuk Javne, 74 anos, agricultora, filha de Antônio Iaczuk e Helena Iaczuk. Viúva de Ludovico Javne. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Nossa Senhora do Carmo Paranaguá, PR.
Emy Coimbra Dornelles Vieira, 85 anos, do lar, filha de Fermino Dornelles e Venina Coimbra Dornelles. Deixa viúvo Ney Alvarez Vieira. Sep. ontem.
Estanislau Mucharski, 77 anos, filho de Felício Mucharski e Catharina Schlicta Mucharski. Deixa viúva Dirce Detzel Mucharski. Sep. ontem.
Franz Hennecke, 83 anos, engenheiro agrônomo, filho de Franz Hennecke e Anna Koch Hennecke. Deixa viúva Marli Salete Adad. Sep. ontem.
Gervásio Pereira Soares, 63 anos, taxista, filho de José Pereira Soares e Ângela Cardoso de Oliveira. Deixa viúva Deise Antônia de Souza Soares. Sep. ontem.
Gleuza Domanski Macedo Charen, 71 anos, do lar, filha de Flávio Macedo Filho e Wanda Domanski Macedo. Deixa viúvo Willi Charen. Sep. ontem.
Hilda dos Santos Spessato Ferreira, 82 anos, funcionária público estadual, filha de José Mariano dos Santos e Laura Lopes dos Santos. Deixa viúvo Nevio Spessato Ferreira. Sep. ontem.
Isaac Dias Fernandes, 15 anos, estudante, filho de Manoel Pereira Fernandes e Juventina Aparecida Dias. Sep. ontem.
Ives Augustinho Izo, 60 anos, contador, filho de Armando Itali Izo e Leonor Zuquini. Sep. ontem.
Jair Henrique Miranda Ratton, 39 anos, empresário, filho de José Faria Ratton e Zea Regina Miranda Ratton. Sep. ontem.
João de Freitas Rodrigues, 33 anos, mecânico, filho de Vergílio Leandro Rodrigues e Marilza de Freitas Rodrigues. Sep. ontem.
José Carlos Biguetti, 44 anos, pedreiro, filho de Argemiro Biguetti e Odete Fernandes Biguetti. Sep. ontem.
José Marinho da Silva, 85 anos, segurança, filho de João Marinho da Silva e Francisca Mendes da Silva. Deixa viúva Eugênia Del Massa da Silva. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo do Cemitério Jardim da Saudade II.
Julino Rodrigues da Silva, 79 anos, filho de Orias R. da Rosa e Cypriana M. da Silva. Sep. ontem.
Juraci do Prado Aostrilho, 60 anos, do lar, filha de Pedro Rodrigues do Prado e Maria Aparecida Palermo. Deixa viúvo José Jaime Aostrilho. Sep. ontem.
Luiz Carlos Fernandes, 33 anos, vendedor, filho de Ageu Fernandes e Ercília de Sene Fernandes. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Guaporé, PR.
Luiz de Souza Sobrinho, 49 anos, filho de Belizário de Souza Sobrinho e Otacília Alves de Souza. Sep. ontem.
Luiz Emanuel Tozo, 23 anos, marceneiro, filho de Luiz Antônio Tozo e Sueli Aparecida da Silva Bueno. Sep. ontem.
Marciel Pedro Kreniski, 28 anos, montador, filho de Neide Maria Kreniski. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rodovia do Xisto, km, 407, Número 5, Tatuquara.
Marco Aurélio Miele da Silva, 16 anos, estudante, filho de Ari José Gomes da Silva e Walquíria Roseliy Miele. Sep. ontem.
Maria da Conceição Ferreira, 68 anos, do lar, filha de João Pinheiro e Rosa Braulina. Deixa viúvo Bernardo Brito Ferreira. Sep. às 11h30, no Cemitério Vertical, saindo da capela Municipal da Fazenda Rio Grande, PR.
Maria da Luz Fernandes Ponciano, 72 anos, do lar, filha de Antônio Fernandes Ponciano e Maria Rita Castorina. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Perpétuo Socorro, 559, Tatuquara.
Mário Luiz Correia, 28 anos, técnico em refrigeração, filho de Nair Correa da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.
Mário Sanzovo, 67 anos, cozinheiro, filho de José Sanzovo e Izabel Valle Sanzovo. Sep. ontem.
Osvaldo Barbosa de Souza, 65 anos, pedreiro, filho de José Barbosa de Souza e Dorvalina Alves do Nascimento. Deixa viúva Dirce Francisco de Souza. Sep. ontem.
Renan Matheus da Silva de Oliveira, 3 anos, filho de Claudinei de Oliveira e Josiane Aparecida da Silva Ferreira. Sep. às 11 h, no Memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pinhais), saindo da Rua Olívio Tozzo, 135 Planta São Marcos São José dos Pinhais, PR.
Serafim Dias da Silva, 57 anos, lavrador, filho de Domingos Dias da Silva e Josefa Lopes de Souza. Deixa viúva Casturinsa Lemes da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Rosário do Ivaí, PR.
Sophie Amanda Hartke, 87 anos, do lar, filha de Friedrich Wilhelm Hartke e Emilie Hartke. Sep. ontem.
Úrsula Olga Sille, 81 anos, professora, filha de Otto Eugênio Sille e Olga Sille. Sep. ontem.
Varcílio Haas, 74 anos, lavrador, filho de José Haas Filho e Rosa Ferreira de Ávila. Deixa viúva Jacira Lourenço Santana Haas. Sep. ontem.
Wanderley Dias Batista, 50 anos, jornalista, filho de João Dias Batista e Francisca Oliveira Batista. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Cianorte, PR.
Wílson José Ferreira, 40 anos, cabeleireiro, filho de José Ferreira Rato e Hilda Toniolo Ferreira Rato. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Vila Rio, Guarulhos, SP.
Zintaro Miyazawa, 65 anos, comerciante, filho de Mitugi Miyazawa e Tiyoko Miyazawa. Deixa viúva Antônia Satiko Miyamoto Miyazawa. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.



