
Felippina Loureiro do Amaral
Aos 101 anos, Felippina orgulhava-se de sua vida. Segundo Oscar, o filho primogênito, ela sempre foi uma lutadora. Os três filhos foram criados dentro de conceitos de respeito ao próximo, caráter e amor próprio. "Valores de antigamente", define Oscar. Felippina nasceu em Palmas (Sudoeste do Paraná) na Fazenda Cruzeiro. Ela era a mais jovem dos 12 filhos da família Loureiro.
Estudou no Colégio das Irmãs, em Palmas, onde fez o ensino básico e aprendeu a bordar, a tocar piano e a gostar de pintura. Aos 15 anos, veio com os pais e irmãs morar em Curitiba. Aqui, conheceu o militar Oscar Gomes do Amaral em uma festa de aniversário da família no Passeio Público. Casaram-se em 1929. Por causa da Revolução de 30, Oscar só foi conhecer o primogênito 30 dias depois do parto, feito em casa pelas mulheres da família. Felippina sempre acompanhou o marido em suas viagens. As transferências dele exigiam esforços e decisão, que ela nunca relutou em tomar. Fechava a casa, guardava os utensílios em caixotes de madeira, entrava no trem e ia em busca de uma nova casa. Gostava de ajudá-lo a estudar quando ele resolveu tornar-se engenheiro. O filho Oscar se lembra da mãe sentada na prancheta traçando plantas e projetos a nanquim. Ele ficava horas observando-a, sentado embaixo da mesa, admirando a beleza da mãe. A casa em que moravam na Rua Teixeira de Freitas, perto do Hospital Militar, foi projetada pelo casal há mais de 60 anos. Em 1983, ficou viúva. Nunca quis deixar a casa que dizia que tinham construído para a velhice.
Deixa três filhos, cinco netos e quatro bisnetos.
Dia 7, aos 101 anos, de morte natural.
* * * * * *
Alexandre da Silva Santos, 23 anos, repositor, filho de Daniel dos Santos e Irene Ferreira da Silva. Sep. ontem.
Anália Pauluk de Assis, 77 anos, do lar, filha de Estefano Pauluk e Ana Pauluk. Deixa viúvo Joaquim José de Assis. Sep. ontem.
Antônio Meira Sobrinho, 71 anos, militar, filho de Sebastião Ambrósio de Meira e Maria de Meira. Deixa viúva Eleuzi Theresinha Chila Meira. Sep. ontem.
Beatriz Pires Linder, 6 meses, filha de Wellington Bruno Linder e Marlene de Paula Pires. Sep. em horário a ser designado, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela do mesmo.
Bento Mendes, 85 anos, encarregado de almoxarife, filho de Domingos Mendes e Domingas Mendes. Deixa viúva Neusa de Jesus Mendes. Sep. ontem.
Carlos Roberto de Carvalho, 52 anos, cobrador, filho de José Manoel de Carvalho e Irene Toresan de Carvalho. Deixa viúva Janete de Carvalho. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério de Campo Magro, saindo da capela do mesmo.
Carmen da Costa Serrano, 61 anos, do lar, filha de Tereza Alves da Costa. Deixa viúvo Irineu Serrano. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Igreja Evangélica Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, CIC.
César da Silva Soares, 35 anos, servente, filho de Joel Barbosa Soares e Julieta da Silva Soares. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Lais Pereti, Jardim Alegria, São José dos Pinhais.
Christopher Wassuaski de Oliveira, filho de Marcos Bueno de Oliveira e Valéria Wassuaski. Sep. ontem.
Clara Pereira Alves, 81 anos, do lar, filha de Latino Pereira Alves e Adelaide Rieck. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela de Paranaguá, PR.
Dirceu Derli dos Santos de Oliveira, 35 anos, autônomo, filho de Alcides Benedito de Oliveira e Iracema dos Santos de Oliveira. Sep. ontem.
Fábio de Oliveira, 31 anos, mecânico, filho de João Maria de Oliveira e Castorina Jesus de Oliveira. Sep. às 8h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela de Itararé, SP.
Geni Bathke Bressam, 69 anos, do lar, filha de Julieta Bathke. Deixa viúvo Antônio Bressam. Sep. ontem.
Glaci Ida Millarch, 47 anos, filha de Germano Albino Millarch e Glacilda Ida Millarch. Sep. às 9 h, no Cemitério Comuna Evangélica Luterano, saindo da capela do mesmo.
Heliantho Guimarães Camargo, 93 anos, filho de Juvenal Camargo e Estela Guimarães Camargo. Viúvo de Maria Coutinho Camargo. Sep. ontem.
Ione Gomes Lopes, 84 anos, do lar, filha de Pedro Gomes e Anna Gomes. Viúva de Santino Ferreira Lopes. Sep. às 12 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.
Joaquim Vicente Xavier de Castro, 87 anos, médico, filho de Alfredo Vicente de Castro e Palmyra Xavier de Castro. Deixa viúva Neusa Osternack de Castro. Sep. ontem.
José de Goes, 56 anos, pintor, filho de Saturnino de Goes e Otília Telma. Deixa viúva Maria Regina de Goes. Sep. ontem.
José Norberto Feitosa, 37 anos, vendedor, filho de Francisco Lavasier Feitosa e Tereza de Araújo Feitosa. Deixa viúva Franceline Mattei Feitosa. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Nossa Senhora do Carmo, Sitio Cercado.
Lauro Rezende de Lima, 63 anos, pedreiro, filho de Diamiro Rezende e Tereza Leal Rezende. Deixa viúva Maria Mika de Lima. Sep. ontem.
Lázaro Francisco Alves, 56 anos, laboratorista, filho de João Francisco Alves e Mariana Mara da Conceição Alves. Deixa viúva Evandra Souza Alves. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.
Leoni Tiepolo, 76 anos, do lar, filha de João Tiepolo e Leonídia Tiepolo. Sep. ontem.
Lisbet Mykolayczky, 53 anos, empresária, filha de Carlos Schuchardt Filho e Carona Egídia Schuchardt. Deixa viúvo Ian Mykolayczky. Sep. às 12 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.
Lucas Ênio Graciano Batista, 1 mês, filho de Robson Veloso Batista e Leidiane Graciano dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel.
Luciano Krefer, 40 anos, policial militar, filho de Joany Krefer e Doraci Krefer. Sep. ontem.
Lucilla Hilgemberg Ohren, 76 anos, professora, filha de Luiz Hilgemberg e Mauricila Hilgemberg. Deixa viúvo Pedro Paulo Herman Ohren. Sep. ontem.
Luiz da Veiga, 63 anos, pedreiro, filho de Francisco da Veiga e Maria da Veiga. Sep. ontem.
Luzia Maria da Cruz, 52 anos, do lar, filha de Amado Vicente da Cruz e Maria Aparecida da Silva Cruz. Sep. ontem.
Marcos Lima Padilha, 28 anos, autônomo, filho de André Alves Lima e Helena dos Santos Lima. Sep. ontem.
Maria Elizabeth Torres da Silva, 50 anos, comerciante, filha de José Torres e Roza Gonzales Torres. Deixa viúvo Elói Joaquim da Silva. Sep. às 16 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela Omega, São José dos Pinhais.
Maria Lopes Pereira, 94 anos, do lar, filha de Antônio Lopes de Oliveira e Carolina Olinda de Almeida. Deixa viúvo Arvelino Pereira. Sep. ontem.
Miroslava Ana Sysak Rosa, 84 anos, do lar, filha de José Sysak e Ana Michal Sysak. Viúva de Mário Rosa. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.
Ozair França Roman, 29 anos, pedreiro, filho de Sérgio Lujan Roman e Ilda da Silva França. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Jardim Osasco, Colombo.
Paulina Vidolin Favaro, 95 anos, do lar, filha de Ângelo Vidolin e Ângela Vidolin. Deixa viúvo João Favaro Netto. Sep. ontem.
Paulo Eduardo Fagundes, 20 anos, pintor, filho de Paulo Sérgio Fagundes e Vera Lúcia da Silva. Sep. ontem.
Pedro Camargo da Silva, 80 anos, lavrador, filho de Benedito Camargo da Silva e Benedicta Maria de Jesus. Deixa viúva Zenaide Vieira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela do mesmo.
Pedro Paulo da Silva, 59 anos, funcionário público municipal, filho de José Roldão da Silva e Antônia Domingas da Silva. Deixa viúva Maria Letínia Ibanhez da Silva. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela municipal de Andirá, PR.
Renato César Cardoso, 46 anos, pedreiro, filho de Duílio Cardoso e Iolanda Cardoso. Sep. ontem.
Roberto Calixto Crisostomo, 49 anos, motorista, filho de Sebastião Calixto Crisostomo e Anísia Francisca Soares Crisostomo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.
Selma Helena da Silva Gonçalves, 51 anos, economista, filha de Raul Tertuliano da Silva e Edmeia Jesus da Silva. Deixa viúvo Ubiratan Jarbas Bonisol Gonçalves. Sep. ontem.
Sílvio de Lima, 33 anos, zelador, filho de Osvaldo de Lima e Lídia de Oliveira de Lima. Sep. ontem.
Tereza Verga dos Santos, 76 anos, do lar, filha de Antônio Verga e Elvira Aielo. Deixa viúvo Ernesto Benedito dos Santos. Sep. às 11 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela São José dos Pinhais.
Virgínia Godoy, 86 anos, do lar, filha de Paulino Godoy e Bruma Maria Macedo Godoy. Deixa viúvo Alcides Arvig. Sep. ontem.
Waldemar Borges, 69 anos, militar, filho de Sebastião Borges e Cordolina Pinheiro. Sep. às 9 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela Berti, São José dos Pinhais.
William Donizetti Correia, 23 anos, auxiliar de produção, filho de Silmara de Fátima Correia. Sep. ontem.



