Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
14/12/2008

Falecimentos

 |

Diney José França

Sua alegria era ter a família ao seu redor. Era um pai muito carinhoso, lembra a filha Leila. Era ele que levava os filhos ao Passeio Público e aos parques nas manhãs do final de semana. Forno e fogão também faziam parte do seu dia-a-dia quando estava em casa. Gentil, durante os 52 anos de casado, nunca deixou de servir o café na cama para a mulher. Segundo ele, o homem que não nasce para servir não serve para viver. Nascido em uma chácara, em Araucária (Região Metropolitana de Curitiba), Diney tinha um irmão gêmeo. Quando nasceram, de tão pequenos, foram colocados em caixas de sapatos e aquecidos com o calor do fogão a lenha. Ainda pequenos, vieram para Curitiba por causa do emprego do pai, porteiro da Caixa Econômica Federal. A infância e adolescência não foram muito fáceis. A mãe ficou viúva muito cedo e teve que criá-los sozinha, trabalhando como costureira. Diney e os irmãos, após chegarem do trabalho, ainda a ajudavam: serviam de manequim para a finalização das roupas encomendadas. Profissionalmente, Diney dedicou-se à venda de seguros. Aposentou-se aos 45 anos, e presenteou--se com uma casa em Pontal do Sul (litoral do Paraná) – a segunda paixão da vida de Diney, lembra Leila. Chegava a ficar três meses no litoral. Entre tantas atividades, caçar siri era das preferidas. O resultado da caçada era servido com prazer nos finais de semana, quando reunia filhos e netos ao redor da mesa. A comida farta era outro aspecto cultuado. Era ele que arrumava a mesa do almoço. A filha recorda que o pai levantava umas "500" vezes para oferecer algum agrado, só para deixar o visitante feliz. "Meu tesouro" e "meu amor" eram as expressões que ele usava para referir-se aos filhos e netos. Dançarino, onde existisse uma bandinha ou uma festa temática, o casal França estava lá. Para Diney a vida era o dom mais precioso e deveria ser curtida ao máximo.

Deixa a viúva Marli Neide, três filhos e três netos.

Dia 10, aos 76 anos, de acidente vascular cerebral.

* * * * * * * *

Adelina Teixeira da Silva, 55 anos, do lar, filha de Francisco Teixeira e Helena de Matos Teixeira. Deixa viúvo José Nunes da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Igreja Evangélica Adventista da Promessa, Xaxim.

Alice Leite Schulman, 94 anos, do lar, filha de Jayme Rodrigues Pinto Leite e Elvira Bartoli Pinto Leite. Sep. ontem.

Altevir Bozza, 75 anos, filho de Paulo Bozza e Auria Bozza. Sep. ontem.

Amil Marinho, 62 anos, comerciante, filho de Isaías Marinho e Pompília de Oliveira Marinho. Deixa viúva Regina Tereza Marinho. Sep. ontem.

Benedito de Oliveira, 77 anos, confeiteiro, filho de Lázaro de Oliveira e Maria Nicacia. Sep. ontem.

Christina Lahno Kirchner, 71 anos, auxiliar, filha de Pedro Lahno e Escolástica Lahno. Sep. ontem.

Davina Pires de Souza Silva, 91 anos, do lar, filha de Antônio Lisboa de Souza e Gertrudes de Paula Pires. Deixa viúvo Manoel da Silva. Sep. ontem.

Diego Leal Ferreira, 22 anos, estudante, filho de Valfrido Izídio Ferreira e Nadir de Azevedo Leal. Sep. ontem.

Diego Meira Diniz Gowatzki, 17 anos, garçom, filho de Adriano Gowatzki e Nair Meira Diniz. Sep. ontem.

Domingos Soares dos Santos, carpinteiro, filho de Sebastião Soares dos Santos e Martha Malamin dos Santos. Deixa viúva Iraides Vieira dos Santos. Sep. ontem.

Edília Balthazar Lack, 73 anos, do lar, filha de Alípio Gomes Balthazar e Thereza Gomes Balthazar. Deixa viúvo Bernardo Lack. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 4 do Cemitério Água Verde.

Edith Gomes Soares, 92 anos, do lar, filha de João Augusto Gomes e Anna Gomes. Deixa viúvo Pedro Soares. Sep. às 17 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Hedwirgens Manika Kulik, 74 anos, do lar, filha de Jacob Manika e Francisca Cândida. Deixa viúvo Silvestre Francisco Kulik. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Irene de Souza, 58 anos, do lar, filha de Izaltino do Nascimento de Souza e Maria da Conceição de Souza. Sep. ontem.

José da Silva, 88 anos, lavrador, filho de Sebastião José da Silva e Maria José de Jesus. Deixa viúva Orlanda Carolina de Souza. Sep. ontem.

José Maria de França, 100 anos, lavrador, filho de Pedro Ferreira de França e Maria Fagundes. Viúvo de Maria Luíza Fernandes de França. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal de Campo Largo, saindo da capela do mesmo.

Kethlyn Vitória Martins, filha de Eduardo Silvestre Martins e Sílvia Aparecida Sabião da Silva Martins. Sep. ontem.

Laéciano da Silva e Maria Rufino dos Santos. Deixa viúva Amélia Gonçalves Evagelista. Sep. às 10h30 no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Maria Luz Camargo, 522, Santos Dumont, São José dos Pinhais, PR.

Luzia Aparecida Custódio, 52 anos, do lar, filha de Adolfo Custódio e Maria Galdino. Deixa viúvo Antônio Ferreira dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Maria Antonieta Rea, 78 anos, filha de Álvaro Rea e Antonieta Turano Rea. Sep. ontem.

Nelezinha Helena Alves, 59 anos, do lar, filha de Ludovico Kazubek e Josepha Kazubek. Deixa viúvo Euclides Alves. Sep. ontem.

Rosilene do Rocio Andreolla, 54 anos, professora, filha de Lourival Andreolla e Diva Andreolla. Sep. ontem.

Tatiane de Brito Cordeiro, 18 anos, estudante, filha de Wílson Cordeiro e Rozeli Zancheta de Brito. Sep. ontem.

Taynara Vitória Massamban, filha de Marcílio Massamban Netto e Ângela Cristina Pereira. Sep. ontem.

Vítor Barbosa Ferraz, 67 anos, jardineiro, filho de Henrique Ferraz e Maria da Luz Barbosa de Abreu. Deixa viúva Maria da Conceição Ferraz. Sep. ontem.

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324- 9313.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.