Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
20/04/2009

Lista de falecimentos

Antonia Ribeiro de Sales

Casou-se à moda antiga. Na pequena cidade de Lençóis Paulista, interior de São Paulo, os pais de um e de outro arranjaram o casamento dos noivos que durou 26 anos. Como de costume na família de Antonia, o seu pai deu o terreno para construir uma casa e mil pés de café para começar a vida, como presente de casamento. Mudaram-se para São José, cidade próxima. Além do café, levaram na bagagem um casal de porcos e de galinhas e, um pequeno enxoval. Patriarca Laurindo foi o que construiu a primeira casa "de pau a pique". Juntos, iam para roça ainda no início da madrugada. Lá pelas 10 horas, Antonia tomava o rumo de casa e ia preparar o almoço. Seu frango com molho, feito em um panelão de ferro era imperdível, lembra a filha Eurides. Quando nasceram os filhos, Antonia levava um por um – ou nos braços ou pela mão – junto para a lida. Um buraco cavado na terra servia de berço para os pequenos. Os mais velhos ficavam responsáveis em olhar os menores. Antes de voltar para casa no final da tarde, a parada era o rio para buscar água. Com a lata na cabeça, usava o líquido para o banho e para a comida. Aos 55 anos, largou a vida dura – de sol a sol do plantio do café – e veio para o Paraná cuidar de um sítio. Muito religiosa, a primeira sexta-feira do mês era sempre dedicada a ir na igreja de Mamborê. Como morava em Maringá, andava quilômetros no lombo de um cavalo, sozinha, se embrenhando no mato. "Era corajosa e determinada. Nada e ninguém lhe tirava uma ideia da cabeça". Ficou viúva muito cedo e, com os filhos crescidos e casados, não quis saber mais do interior. Pediu para vir para a capital. Trocou a vastidão da roça por um apartamento no bairro Cajuru. Segundo Eurides, não se acostumava e por isso vivia na casa dela limpando o quintal, lavando louça e procurando roupa para lavar Não conseguia ficar parada. Em consequência disso, há seis anos sofreu duas quedas e ficou incapacitada de se locomover ao cair de uma cadeira. Em setembro deste ano, completaria 100 anos.

Deixa 8 filhos, 12 netos e 5 bisnetos. Dia 2, aos 99 anos, de pneumonia.

* * * * *

Falecimentos

Acir de Oliveira Bueno, 60 anos, taxista, filho de Manoel Pereira Bueno e Edília Donato Dias Oliveira Bueno. de Wilson Deixa viúva Terezinha Aparecida Dias de Farias. Sep. ontem no municipal de Quatro Barras, PR.

Adílson Luiz Arcênio, 37 anos, pedreiro, filho de Agenor Sebastião Arcênio e Mirna de Lurdes Lisboa Arcênio. Sep. às 10 h, no Memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação de Moradores – Trevisan – São José dos Pinhais, PR.

Antônio Carlos Soave, 37 anos, motorista, filho de Wilson Games Soave e Maria Alves Rodrigues Soave. Deixa viúva Rute Leder Soave. Sep. ontem no Cemitério Jardim Independência (Araucária), PR.

Aracy Ferreira dos Santos, 78 anos, funcionária pública estadual, filha de Antônio Ferreira dos Santos e Rosa Marques Baptista dos Santos. Viúva de Miguel Camargo. Sep. ontem.

Benedito Aparecido Ferreira, 80 anos, motorista, filho de Joaquim Ferreira e Benedita Pereira da Silva. Deixa viúva Neuza Aguiar Ferreira. Sep. ontem.

Dialy Jonns Biagi, 34 anos, empresário. Sep. ontem.

Elcimar Zavadniak, 31 anos, pedreiro, filho de Floriano Heromim Zavadniak e Helena Zavadniak. Sep. ontem.

Elisa Sgobero Marconato, 96 anos, do lar, filha de Cezare Sgobero e Ângela Marcatti. Viúva de João Marconato. Sep. ontem.

Francisca Cordeiro de Moraes, 97 anos, funcionária pública federal, filha de Américo Vespúcio de Moraes e Maria Gonçalves Cordeiro de Moraes. Sep. ontem.

Gerson Alves dos Santos, 27 anos, servente, filho de Zeferino Alves dos Santos e Jusmira Alves dos Santos. Sep. ontem.

Gilberto Antônio Falcão, 78 anos, comerciante, filho de Gualter Augusto Falcão e Aida de Jesus Cepeda. Deixa viúva Lídia da Conceição Falcão. Sep. ontem.

Hailton Gonçalves, 42 anos, autônomo, filho de Hamilton Gonçalves e Maria de Lourdes Gonçalves. Deixa viúva Ivonete Francisca Carvalho. Sep. ontem no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), PR.

Iria de Jesus Almeida, 92 anos, do lar, filha de José Joaquim e Maria José. Viúva de Antônio Vieira Henrique. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Jandaia do Sul, PR.

Letícia Rodrigues de Lima, 2 meses, filha de Celso Rodrigues de Lima e Fátima Aparecida da Costa. Sep. no dia 21/4/09, às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da Zona Rural – Vila Guarani – Inácio Martins, PR.

Lídia Rodrigues Soares, 55 anos, costureira, filha de Carmelina Rodrigues. Deixa viúvo Osvaldo Dias Soares. Sep. ontem.

Marcelo Barreto de Jesus, 22 anos, soldador, filho de José Barreto de Jesus e Marlene de Barros de Jesus. Sep. ontem no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), PR.

Marcelo Batista da Silva, 37 anos, militar, filho de Marina Batista da Silva. Deixa viúva Kátia Luvizoto da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Bom Jesus (municipal de Piraquara), saindo da capela da Igreja Batista Salem – Pinhais, PR.

Marcos Krulikowski, 28 anos, mecânico, filho de Luciano Krulikowski e Nardina Ferreira Krulikowski. Sep. às 8 h, em cemitério a ser designado, saindo da localidade de Água Azul, BR-476 – Lapa, PR.

Maria da Luz Pofahl, 92 anos, do lar, filha de Alfredo Attomayer e Madalena P. dos Santos. Viúva de Lauro Emílio Pofahl. Sep. ontem.

Mary Stallmach Costa, 69 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Arthur Stallmach e Maria Stallmach. Deixa viúvo José Costa Filho. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela da Igreja Quadrangular – Cachoeira.

Nelson Aparecido da Silva, 47 anos, vendedor, filho de Anézio Antunes da Silva e Luiza Daniel da Silva. Deixa viúva Carolina Doroti Dubena da Silva. Sep. ontem no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), PR.

Nilton César França, 47 anos, eletricista, filho de Hary França e Lídia França. Sep. ontem.

Octávio Guerreiro Castelan, 86 anos, motorista, filho de Carlos Guerreiro Castelan e Lúcia Guerreiro Castelan. Viúvo de Edith Bruginski Castelan. Sep. ontem.

Odete dos Santos, 51 anos, do lar, filha de Bento Alceu dos Santos e Maria Umbelina dos Santos. Sep. ontem.

Osvalda Francisca Chagas, 72 anos, do lar, filha de Antônio Quirino Duarte e Augusta Guilhermina Carmo. Viúva de Izidoro Chagas. Sep. às 10 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Católica Nossa Senhora dos Anjos – Nova Costeira – São José dos Pinhais, PR.

Pedro Faucz Filho, 78 anos, pintor, filho de Pedro Faucz e Júlia Faucz. Deixa viúva Doralice do Prado Faucz. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Roberto Banchetti, 83 anos, projetista, filho de José Banchetti e Aspásia Zacanini. Deixa viúva Yeda Miriam Banchetti. Sep. ontem.

Rosalina Borges de Carvalho, 80 anos, doméstica, filha de Octávio Borges e Maria Olintra da Silva. Deixa viúvo José Paulino de Carvalho. Sep. ontem.

Roseli Eber, 14 anos, filha de Jaco Eber e Neli Eber. Sep. ontem.

Rozalina dos Santos Fragoso, 76 anos, do lar, filha de Francisco Evangelista dos Santos e Juvina Evangelista dos Santos. Deixa viúvo Reinaldo Soares Fragoso. Sep. ontem no municipal de Mandirituba, PR.

Ruy de Paula Stoterau, 84 anos, funcionário público federal, filho de Henny Stoterau e Izaura de Paula Stoterau. Deixa viúva Maria Consuelo Lazzari Stoterau. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de São Mateus do Sul, PR.

Sérgio Roberto Ferreira, 63 anos. Sep. ontem.

Thiago Joel Dybax Sampaio, 25 anos, técnico, filho de João Manoel Sampaio e Rosângela Cândida Dybax Sampaio. Sep. ontem.

Toshihiko Kawai, 81 anos, filho de Kinu Kawai e Shigeru Kawai. Deixa viúva Naoco Kawai. Sep. ontem no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), PR.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br

Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.Texto de Aline Peres

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.