
Eurides Vieira Guimarães
Seu Eurides, como era chamado, tinha dois segredos que impressionavam seus vizinhos do bairro Água Verde. Sabia consertar Fuscas, Corcéis e Brasílias como ninguém. E não envelhecia apesar dos 77 anos. Além do rosto sempre igual que atribuía a ser mistura de bugre com português , tinha disposição de guri. Há pouco tempo, sua mulher, Nilda Zacarkim, 49, teve de proibi-lo de subir na goiabeira do quintal da Rua Brasílio Itiberê, onde o paranaense de Itaperuçu passou a maior parte da vida. O dia de Eurides começava às 5h30, quando fazia o café e reclamava que a padaria só abria às 7. Depois lia o jornal e se metia na oficina que montou na garagem dos fundos, montada com o dinheiro que fez depois de consertar um torno prestes a ser jogado fora. Virou seu ganha-pão. Carros encrencados faziam romaria na entrada do sobrado. O próprio mecânico conservava o mesmo Volks amarelo ovo, que só ligava sob seu comando. Com o automóvel levava as filhas adolescentes à escola e ajudava a mulher, que é doceira, a entregar encomendas. Virou sua marca registrada. "Ele fazia mapa dos lugares e nunca errava", lembra. Nas horas vagas, fazia palavras cruzadas. Nilda e Eurides viveram juntos 25 anos. Ela trabalhava com o pai, numa sapataria da redondeza, e passava o dia de macacão. Até que seu Fusca encrencou. Disseram-lhe onde encontrar ajuda. As pernas tremeram quando viu o viúvo, pai de três filhos, com graxa de cima a baixo. "É esse, pensei". Em seis meses, apesar da diferença de idade e dos conselhos em contrário, estavam casados. Tiveram Ana Letícia e Ana Karen, que se juntaram a Ubiratan, Tânia e Gerson, filhos de Daisy. Era uma família feliz. Sem Eurides, a Água Verde perde um de seus símbolos o homem que não envelhecia, não tinha ambições e que soube recomeçar. Há mais de uma semana, quem passa na rua, ouve o latido de Titi. "Era o cachorro do Nego. Está inconformado", avisa a mulher.
Dia 11, aos 77 anos, de diverticulite.
Aírton Ribeiro, 67 anos, pedreiro, filho de Tarquino Ribeiro e Maria Cicarino Ribeiro. Sep. ontem.
Alcindo Emílio de Freitas, 73 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Laurindo Emílio de Freitas e Francisca Brasília dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque das Araucárias (Colombo), saindo da Rua Pedro do Rosário, 3.006 Maria do Rosário Colombo, PR.
Anderson José da Silva, 27 anos, servente, filho de Ademar da Silva e Ângela Isaura Góis da Silva. Sep. ontem.
Antônio Costa, 72 anos, artesão, filho de Luiz Costa e Anna Francisquini Costa. Deixa viúva Josefina Túlio Costa. Sep. ontem.
Antônio Sebastião Gomes, 81 anos, motorista, filho de Joaquim Dias Gomes e Izaltina Maria de Jesus. Deixa viúva FlorisaVigilato Gomes. Sep. ontem.
Darcy Carollo, 84 anos, empresário, filho de José Carollo e Vitalina Dalla Vecchia Carollo. Sep. ontem.
Diamantino Conrado de Campos, 86 anos, engenheiro civil, filho de Emeliana Carneiro de Campos. Deixa viúva Zeny de Campos. Sep. ontem.
Diego Tavares Leite Nunes, 1 mês, filho de Reginaldo Souza Nunes Leite e Bruna Tavares Leite Nunes. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.
Elci Tibiliti, 73 anos, pedagoga, filha de Francisco Tibiliti e Etelvina Tibiliti. Sep. ontem.
Gilvana Giovanella, 41 anos, do lar, filha de José Giovanello e Áurea Giovanella. Deixa viúvo Jandir Rodrigues dos Santos. Sep. ontem no municipal de Campo Magro, PR.
Ide da Paz Paixão, 69 anos, cobradora, filha de Pedro Salvi da Paixão e Terciália Soteiro. Sep. ontem.
João Leones Machado de Oliveira, 52 anos, autônomo, filho de Lucival Ramos de Oliveira e Edith Machado de Oliveira. Sep. ontem no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), PR.
José dos Santos, 55 anos, motorista, filho de Francisco Gomes dos Santos e Haidee Santos. Deixa viúva Sueli Chagas Santos. Sep. no dia 22/02, às 9 h, no Cemitério de Tranqueira, saindo da Rua Jacob Camilo Benato, 84 Tranqueira.
Júlia Roberta Vieira, 68 anos, doméstica, filha de Antônio Roberto Ferreira e Etelvina Roberta Ferreira. Deixa viúvo José Aparecido Calixto de Moura. Sep. ontem.
Luís Henrique Gerken, 44 anos, técnico em microcomputador, filho de Gerson Henrique Gerken e Lindora Marques Gerken. Sep. ontem.
Maria Salete Rodrigues Barreiros Moura, 49 anos, doméstica, filha de Sebastião Rodrigues dos Santos e Rita da Costa Barreiros. Deixa viúvo José Aparecido Calixto de Moura. Sep. ontem.
Mário Borges de Souza, 73 anos, técnico em eletrônica, filho de Teófilo Borges Neto e Judite Rodrigues da Conceição. Deixa viúva Ilda Santina de Proença. Sep. ontem.
Mário Sérgio Alves Ribeiro, 20 anos, servente, filho de Marins Alves Ribeiro e Carmélia de Pontes Alves. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.
Pedro José da Silva, 51 anos, mestre de obras, filho de Geraldo Francisco da Silva e Albertina Lima da Silva. Sep. ontem.
* * * * * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.



