• Carregando...
Luiz Fernando com o muro grafitado em sua homenagem no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes | Arquivo pessoal/Maria Carolina Sanseverino
Luiz Fernando com o muro grafitado em sua homenagem no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes| Foto: Arquivo pessoal/Maria Carolina Sanseverino

Mais velho entre quatro filhos, Luiz Fernando Sanseverino Freitas aprendeu a ser independente desde cedo. Com 12 anos de diferença para o segundo irmão, ajudou o pai de criação e a mãe a cuidarem de Maria Carolina, Otávio e Rodrigo. Essa incumbência provavelmente foi a responsável por despertar no menino curitibano Nando, como era conhecido pela família, o dom que determinou grande parte de sua vida: ensinar.

Professor de Biologia, escolheu começar a carreira na mesma escola em que estudou quando pequeno. O Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, no Juvevê, recebeu o recém-formado e foi seu segundo lar por 24 anos.

Na escola, seus alunos preferidos sempre foram os “excluídos”. O professor enxergava esses discentes como diamantes brutos que ajudaria a lapidar – pessoas que julgava terem muito potencial e para as quais despendia muito amor e interesse.

Esse comportamento, de se atentar ao que normalmente seria invisível, era algo inerente em Luiz Fernando e se manifestou desde sua infância, a exemplo de um episódio que se tornou uma história inesquecível para toda a família. Por volta dos 12 anos, começou a se ausentar de casa durante as tardes. Preocupada, a mãe do menino descobriu que ele passava esses momentos no terreno baldio vizinho, onde morava uma família de sem-tetos. Ele, muito determinado, explicou que eles eram seus amigos e boas pessoas, apesar das reprimendas da mãe.

Além de notarem o comportamento protetor, os alunos de Luiz Fernando percebiam nele a inovação nas ideias. Quando a rede social Orkut ainda existia, chegou a criar comunidades para as turmas que lecionava, exibia DVDs em sala, mandava matéria por e-mail e até confeccionou ele mesmo algumas apostilas didáticas. Sua paixão pela profissão era tanta que não mediu esforços para disponibilizar infraestrutura adequada para os alunos: comprou, com o próprio dinheiro, de apagadores de quadro a projetores de slides.

Quando foi diretor de turno interino, por volta do ano 2000, promoveu uma ação para valorizar os muros da escola. Sugeriu a realização de um concurso de grafites entre os alunos e os desenhos escolhidos estamparam as paredes do Loureiro Fernandes por alguns anos. Entre os trabalhos, um foi feito em sua homenagem: uma caricatura dele à frente de vários alunos.

Fã do escritor J. R. R. Tolkien, deixou que os livros de fantasia do autor o inspirassem para a vida. Inúmeras edições de “O Hobbit” e da saga “O Senhor dos Anéis” dividiam as prateleiras de sua casa com dezenas de livros de biologia. As obras técnicas representavam seu gosto especial pelo conhecimento científico.

Nascido em 13 de julho, no dia do rock, admirava a banda Pink Floyd e adotou um estilo que remete aos adeptos do gênero musical. Um de seus apelidos, “Homem de Neanderthal”, provinha justamente da aparência: alto, grande e barbudo.

Entre as atividades preferidas estavam os jogos de futebol do Atlético Paranaense, time do qual era sócio ativo. Costumava levar familiares aos jogos. Uma de suas grandes alegrias foi acompanhar o pequeno Ivan, sobrinho de um ano de idade, na primeira partida de sua vida.

Sempre unido com a família, que se reunia todos os domingos na casa da mãe, desenvolveu uma relação de harmonia com os irmãos, a qual foi fundamental quando o pai faleceu, em 2014.

Após essa perda, o estado de saúde do professor – que já não vinha bem desde 2008 – se agravou. Foram várias idas e vindas do hospital para tratar as complicações do diabetes. Partiu em junho. Deixa a mãe, três irmãos e um sobrinho.

Dia 25 de junho, aos 59 anos, de complicações respiratórias decorrentes do diabetes, em Curitiba.
Colaborou: Cecília Tümler

Lista de falecimentos

Aldair da Silva, 20 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Adriana de Fátima da Silva. Sepultamento ontem.

Andreia Vieira Pires, 40 anos. Profissão: professora. Filiação: Manoel Aniceto Xavier Pires e Terezinha Vieira Pires. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo da Igreja Adventista do bairro Estação, na mesma cidade.

Angelina Mineo Dantas, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Tadeu e Maria Mineo. Sepultamento ontem.

Antônio Carlos dos Santos, 50 anos. Filiação: Miguel Hipólito dos Santos e Maria de Lourdes Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Campestre da Faxina, saindo da Igreja Católica Campestre da Faxina, na mesma cidade.

Antônio Geraldo Martins, 52 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Darci de Oliveira Martins e Elzi Terezinha Martins. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Capivari de Baixo (SC).

Antônio Marcos Morato da Silva, 46 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Joel Morato e Edite Maria da Silva. Sepultamento ontem.

Ari Machado Fernandes, 73 anos. Profissão: motorista. Filiação: Francisco Ângelo Fernandes e Faustina Machado Fernandes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 04.

Benedita Rosa da Conceição, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela Mortuária do Uberaba.

Celso Kortz Sampaio, 58 anos. Profissão: serigrafista. Filiação: Egas Rosa Sampaio e Isabel Kortz Sampaio. Sepultamento ontem.

Clemencia Gomes da Silva, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Deolindo Martins da Silva e Emília Martins da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da residência.

Dioneia de Assis Mendes, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Heitor Gonçalves de Assis e Therezinha Santos de Assis. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Capela Municipal Boqueirão.

Edigar Warnk, 80 anos. Filiação: Emílio Warnk e Thereza Warnk. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Paz, no bairro Boqueirão.

Edina Rodrigues Pinheiro, 47 anos. Filiação: José Rodrigues Pinheiro e Tereza Gomes Pinheiro. Sepultamento ontem.

Elias Seiyu Kaio, 70 anos. Filiação: Kaio Sosei e Luíza Kaio. Sepultamento ontem.

Elimar Brustolim, 75 anos. Profissão: contador. Filiação: Waldemar Brustolim e Elia Brustolim. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da capela número 03 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Elisa de Oliveira Anhaia dos Santos, 1 mês. Filiação: Elizeu dos Santos e Jaqueline de Oliveira Anhaia dos Santos. Sepultamento ontem.

Elson da Silva Nunes, 62 anos. Filiação: Hélio Coelho Nunes e Joana Francisca da Silva Nunes. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.

Elvira Alves Teixeira, 58 anos. Profissão: bancária. Filiação: Domicio Alves Teixeira e Lazara Barbosa Teixeira. Sepultamento ontem.

Elza Teresinha Martins Correia, 77 anos. Filiação: João Alves Ribeiro e Helena Santos Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 01.

Erni Wilgosz do Rosário, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Waldemar Wilgosz e Ana Argentina Senn. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Comunitário de Piên.

Geraldo Max dal Pont, 68 anos. Filiação: José dal Pont e Antônia Brunelli dal Pont. Sepultamento ontem.

Gilmar Winkert, 37 anos. Profissão: montador. Filiação: Osvaldo Winkert e Terezinha Szydloski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, e, Piraquara, saindo da Capela Natalina Berti, em São José dos Pinhais.

Hygor da Silva Salustiano, 14 anos. Filiação: Luís da Costa Salustiano e Angelitta Pereira da Silva. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Araguacema (TO).

Iolando de Arruda Campos, 72 anos. Filiação: Abilio de Arruda Campos e Aurora de Oliveira Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 02.

Iraildes Godoy, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jaime Barboza da Silva e Duzulina Pianca da Silva. Sepultamento ontem.

Irene Bagattolli Ostapiuk, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Oracio Bagattolli e Carolina M. Bagattolli. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela de Jaraguá do Sul (SC).

Jacira Eliete dos Santos, 55 anos. Profissão: cabeleireira. Filiação: Ari Andrade dos Santos e Raimunda Marcelino dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Santo Expedito, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Joana Keua Figueiredo, 66 anos. Filiação: Bernardo Keua e Catarina Sopa Keua. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da capela mortuária do local.

João Batista Leite, 60 anos. Profissão: caseiro. Filiação: Pedro Alves Leite e Assunta Gallo Leite. Sepultamento ontem.

João Lineu Zietek, 61 anos. Profissão: agricultor. Filiação: João Zietek e Alice Vieira Zietek. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 02.

João de Sousa Pereira, 75 anos. Profissão: soldador. Filiação: João Vilela de Sousa e Laura de Sousa Pereira. Sepultamento ontem.

Jorge Goinski, 60 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Goinski Filho e Antônia Govaski Goinski. Sepultamento ontem.

Lea Martha Ferreira Moreira, 82 anos. Profissão: funcionária pública federal. Filiação: Antônio Ferreira da Silva e Martha A. da Silva. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos Caron Azevedo, 62 anos. Profissão: técnico em edificações. Filiação: Athos de Britto Azevedo e Leony Caron Azevedo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 03.

Luíza Regina Bini, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: André Jonson e Maria Aparecida Carrano Jonson. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Magno Barboza de Oliveira, 31 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Manoel Miranda de Oliveira e Diva Ferreira Barboza. Sepultamento ontem.

Manoel Leocádio Rodrigues, 84 anos. Filiação: Herculano Rodrigues Alves e Maria da Conceição Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela da Associação da Vila Militar, no Rebouças.

Marcela Zagurski Okszenski, 64 anos. Profissão: lavradora. Filiação: Miguel Zagurski e Michalina Zagurski. Sepultamento ontem.

Maria Macena Claudino, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Macena e Maria Custódia. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da residência.

Maria da Luz Oliveira, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adolfo Justo de Oliveira e Natália Raimundo Rosa. Sepultamento ontem.

Maria do Carmo Ledesma, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Ferreira de Oliveira e Sebastiana Rodrigues dos Santos. Sepultamento ontem.

Marilda Stefanes Muniz, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria Muniz e Otacília Carlos Stefanes. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Miguel do Vale, 76 anos. Profissão: policial militar. Filiação: Aristides Ribeiro do Vale e Genoveva do Vale. Sepultamento ontem.

Milton Marques, 81 anos. Profissão: madeireiro. Filiação: Francisco Marques e Ludovica Scharski. Sepultamento ontem.

Roberto Ferreira Gomes, 69 anos. Filiação: José Francelino Gomes e Aurora Ferreira Gomes. Sepultamento ontem.

Sirley Rosa da Silva, 76 anos. Profissão: funcionária pública municipal. Filiação: Thomas Pereira da Rosa e Santa Fricks da Rosa. Sepultamento ontem.

Solange Cunico Caldas, 62 anos. Profissão: funcionária pública municipal. Filiação: Dulcídio Cunico e Iracema Gava Cunico. Sepultamento ontem.

Victória Louise Carneiro Rodrigues, 4 dias. Filiação: Carlos Henrique Rodrigues e Gizelia Siqueira Carneiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Tijucas do Sul.

Welington Michalak, 63 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Eduardo Michalak e Francisca Michalak. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Zulmira Rodrigues Leite, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Rodrigues de Lima e Amélia do Espírito Santo. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]