
Dinâmico, ligeiro, moderno, de boné e sapatos brancos assim era Albano. A modernidade dos quase 91 anos foi descoberta através da paciência da filha Regina, a "professora" que lhe abriu as portas das maravilhas da internet. O avô internauta trocava e-mails e mantinha contato com uma legião de amigos e fãs nas redes sociais. Nesses momentos, contava sua história e compartilhava seus feitos entre eles, o filme que fez da neve de 1975.
Albano começou a vida como chofer de praça, usando chapéus de feltro preto daqueles encontrados em lojas especializadas na Praça Tiradentes e mantendo "nos trinques" o carro. Um dia, vendeu o veículo para comprar a casa própria. Chegou à Vila Guaíra quando o bairro não tinha nada mais que casas de madeira, uma igreja e, lá no alto do morro, uma estrada de ferro. O espírito empreendedor de Albano vislumbrava como "fazer a vida". Construiu uma panificadora, que viria a se transformar em uma mercearia com o surgimento de novos vizinhos. Naquela época, o os guizos dos cavalos atrelados a um carrinho anunciavam, madrugada adentro, a entrega do pão quentinho.
Com a ajuda do padre Sílvio Sattler, construiu um barracão nos fundos da igreja e montou um cinema (16 mm). A ideia deu tão certo que surgiu o Cine São Cristóvão, inaugurado em 1963. As filas eram quilométricas aos domingos. As crianças que não podiam pagar entravam de graça. Assim, Albano diversificou sua atuação. Fundou e trabalhou em cinemas de bairro como o Cine Nossa Senhora da Luz, o Cine Marajó e o Cine Flórida.
Empolgado, comprou uma câmera Super 8 em uma época em que era raro leigos terem equipamentos caros. Em julho de 1975, nevou em Curitiba e ele estava pronto para registrá-la. Saiu filmando tudo e todos. Menos a si próprio. Até hoje, o filme da neve é uma marca registrada da família Woellner. Com bom humor, Albano dizia que viveria 112 anos."Foi um passeio pela vida com muita emoção", lembra a nora Carmem. Deixa a viúva Olga, seis filhos, 14 netos e 17 bisnetos.
CURITIBA
Abegair Vieira de Oliveira, 50 anos, do lar, filha de Constâncio Vieira de Souza e Joana Maria de Souza. Sep. ás 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).
Américo Silveira, 80 anos, metalúrgico, filho de Francisco Silveira e Alice Silveira. Sep. ontem.
André Haroldo Scrocaro, 81 anos, motorista, filho de Victorio Humberto Scrocaro e Maria Zilliotto Scrocaro. Viúvo de Leda Maria Kugler. Sep. ontem.
Antônio Luiz Soares, 65 anos, operador de máquinas, filho de Maria das Graças Soares. Sep. ontem.
Célia Maria Caproni Velasque, 63 anos, professora, filha de Randolfo José Caproni e Helena Jacopeti Caproni. Sep. ontem em Siqueira Campos.
Clarice Martins dos Santos, 70 anos, do lar, filha de Generino Martins dos Santos e Zulmira Gomes de Souza. Sep. ontem.
Damaris Rissi Monteiro, 58 anos, do lar, filha de Pedro Rissi e Yraci de Siqueira Rissi. Sep. ontem.
Diva Maidl de Oliveira, 82 anos, do lar, filha de João Maidl e Anna Maidl. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.
Ewaldo Hammerschmidt, 80 anos, motorista, filho de Martim Hammerschmidt e Anna Hammerschmidt. Viúvo de Alzira Kohler. Sep. ontem.
Gregório Grochocki, 47 anos, bombeiro, filho de Antônio Geraldo Grochocki e Lúcia Grochocki. Sep. ontem.
Irene Chiquetti, 76 anos, do lar, filha de João Barão e Maria Barão. Sep. ontem.
Joana Nair dos Santos, 59 anos, do lar, filha de Silvestre Wisniewski e Maria Wisniewski. Sep. ontem.
Lauren Vitória Brandt Loureiro, 3 dias, filha de Bruno Rafael Faria Loureiro e Maureen Kamille Brandt. Sep. ontem.
Luiz Fernando Caldeira Jaszczerski, 70 anos, economista, filho de José Jaszczerski e Cinyra Caldeira Jaszczerski. Sep. às 11h30, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.Manoel Apolinário da Costa, 83 anos, militar, filho de Capitulino Marinho Costa e Maria Coleta da Conceição. Sep. ontem.
Manoel Pereira da Silva, 67 anos, carpinteiro, filho de Sebastiana Pereira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).
Maria de Lourdes de Oliveira Santos, 67 anos, do lar, filha de Clementino Gonçalves dos Reis e Violeta Marques de Oliveira. Sep. ontem em Curiúva.
Matilda Miranda Machado, 68 anos, do lar, filha de Margarida Miranda. Sep. ás 10 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela da Igreja Católica São João Batista. Rua Delegado Bruno de Almeida.
Nacir do Rocio Bauer, 60 anos, do lar, filha de Pedro de Lima e Vitória da Cruz Lima. Sep. ontem.
Necio Gomes dos Santos, 52 anos, mestre de obras, filho de Aurelino Gomes dos Santos. Sep. ontem.
Neri Marival Ramos Santos, 47 anos, do lar, filha de Odilon Ramos e Maria da Luz de Lima Ramos. Viúva de Milton Cesar Santos. Sep. ontem.
Paulo Cândido Machado, 52 anos, almoxarife, filho de João Cândido Machado e Alice Gomes Machado. Sep. ás 10 h, no cemitério da Ferraria (Campo Largo).
Rogério Teodoro dos Santos, 26 anos, auxiliar de produção, filho de Aparecido Teodoro dos Santos e Marinete Armelinda de Jesus Santos. Sep. ontem.
Tânia Morato de Souza, 44 anos, do lar, filha de Raimundo Nonato de Souza e Rosi Morato. Sep. ontem em Paranaguá.
Terezinha de Jesus dos Santos, 58 anos, do lar, filha de Leonel Rosa da Rocha e Paulina Pionteke Rocha. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado.
Valéria Wazny, 78 anos, lavradora, filha de Miguel Semkoski e Albina Semkoski. Sep. às 8 h, em cemitério a ser designado.
Wanda Acioli de Barros, 85 anos, técnica em laboratório, filha Manoel de Barros Filho e Regina Acioli de Barros. Sep. ontem.
LONDRINA
Andréia Caetano Alves, 31 anos. Sep. ontem em Assai.
Cauane Stefany Flores Freitas. Sep. ontem em Londrina.
Guilherme Aparecido Ferreira de Souza, 15 anos. Sep. ontem em Londrina.
Manoel Rodrigues de Souza, 71 anos. Sep. ontem em Tamarana.
Margarida dos Reis Silva, 79 anos. Sep. ontem em Londrina.
Nair Favaro de Brito, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.
Nelson Neias, 68 anos. Sep. ontem em Bandeirantes.
Paulo Roberto Martins, 61 anos. Sep. ontem em Londrina.
Sandoval Tenório da Silva, 62 anos. Sep. ontem em Londrina.
Takae Matsumoto, 74 anos. Sep. ontem em Londrina.
Valdovir Luiz de Figueiredo, 91 anos. Sep. ontem em Londrina.
MARINGÁ
Adalto Ricardo, 56 anos. Sep. ontem em Cianorte.
Daniel Marques da Rocha, 39 anos. Sep. ontem em Cianorte.
Domícia Ribeiro da Silva Cavalari, 55 anos. Sep. ontem em Itambé.
Joel Aparecido da Silva, 51 anos. Sep. ontem em Arapongas.
Lídia Perbelini Dias, 90 anos. Sep. ontem em Maringá.
Nelson Massaru Kojiio, 61 anos. Sep. às 8h30, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela 1 da Prever. Rua Jaçanã, 866 Centro Sarandi.
FOZ DO IGUAÇU
Cassimiro Levandoski, 82 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Eva Pellizzari, 58 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Vilson Garcia Pereira, 14 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
*****
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313



