Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lista de falecimentos - 12/02/2012

O maestro do qual o Paraná pode se orgulhar

Gedeão Martins

 | Arquivo da família
(Foto: Arquivo da família)

Por décadas, Gedeão viveu em meio ao som de instrumentos musicais e a responsabilidade de presidir a batuta de maestro. O amor pela música se uniu ao amor por Hildegard, também maestrina. Em 1962, a dedicação à música resultou na fundação da primeira orquestra de Curi­­tiba e uma das primeiras do Pa­­raná. "O casal conseguiu com persistência e vontade", lembra o ex-aluno Paulo Demarchi, atualmente professor da Escola de Belas Artes do Paraná. Demarchi fez parte da orquestra na década de 90. Recorda-se do espírito bem-humorado do maestro Ge­­deão, sempre pronto para contar uma história, que cativava os músicos. "Sua rotina era religiosa. Chegava durante a afinação dos instrumentos e após uma conversa com cada músico, iniciava os trabalhos." Mais do que um maestro, era um professor, responsável pela formação de muitos músicos paranaenses. O gosto pela música apareceu aos 13 anos, quando foi ter aulas de violino com a professora Bianca Bianchi. A partir de en­­tão, iniciou-se na carreira musical, atuando nas orquestras do Clube Concórdia, da Rádio Guai­­racá e da Sala Scabi, no Solar do Barão. Em 1946, foi um dos fundadores da Orquestra Estu­­dantil de Con­­cer­­tos, onde ajudou o ma­­estro Bento Mossurunga. Bus­­cando o aperfeiçoamento, optou por estudar no exterior, e atuou em algumas orquestras estaduais, como spalla (primeiro violinista) e solista, nos Estados Uni­­dos. Em 1958, regressou ao Bra­­sil. Na­­quele ano, foi convidado pelo reitor da UFPR, Flávio Su­­plicy de Lacerda, para dirigir a Orquestra de Concertos da UFPR, mais tarde denominada de Orquestra Sin­­fônica da UFPR, na qual ficou até 1985. Foi responsável também pela fundação da Orquestra de Câmara da Escola de Música de Belas Artes do Pa­­raná (Embap). Com a morte da esposa, em 1997, Gedeão passou a viver no Lar Ebenezer, na Ci­­dade Industrial de Curitiba.

Dia 5, aos 90 anos, de AVC hemorrágico.

* * * * *

CURITIBA

Adão Rogério da Silva, 51 anos, autônomo, filho de Oscar Francisco da Silva e Natalina Ribeiro da Silva. Sep. ontem.

Amada Fernandes Almada, 77 anos, do lar, filha de Bráulio Fernandes e Tomásia Sandoval de Fernandes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Ponta Porâ, MS.

Antônio Tracz, 91 anos, marceneiro, filho de Francisco Tracz e Estanislava Tracz. Viúvo de Josepha Tracz. Sep. ontem.

Bortholo Miola, 81 anos, lavrador, filho de Santo Miola e Catharina Miola. Sep. ontem.

Eva Marcelino Ignácio, 78 anos, do lar, filha de José Marcelino e Ottilia Maria Pereira. Viúva de Martinho José Ignácio. Sep. ontem.

Fátima Aparecida Xavier Rodrigues, 28 anos, auxiliar de produção, filha de Augusto Xavier Rodrigues e Juilce Aparecida Rodrigues. Sep. ontem.

Grasiele Alves dos Santos, 30 anos, do lar, filha de Jorge dos Santos Filho e Neide Alves dos Santos. Sep. ontem.

Jamile Cury, 87 anos, professora universitária, filha de Elias Cury e Frida Cury. Sep. ontem.

João Alves da Rosa, 80 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Santiago Soares da Rosa e Carmelina Silveira da Rosa. Sep. ontem.

Lenilda Garcia, 43 anos, telemarketing, filha de Jair Garcia e Elisa Maria de Jesus. Sep. ontem.

Mário Milek, 70 anos, estofador, filho de Francisco Milek e Anastácia Schultz Milek. Sep. ontem.

Nadir de Souza, 35 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Henrique de Souza e Rosária Aparecida de Souza. Sep. ontem.

Newton de Montserrat Franco da Costa, 85 anos, engenheiro agrônomo, filho de Octacílio Goulart da Costa e Eugênia Franco da Costa. Sep. ontem.

Ofélia Andrade Gomy de Bittencourt, 85 anos, do lar, filha de João Teófilo Gomy Júnior e Anita de Andrade Gomy. Sep. ontem.

Pedro Kosloski, 57 anos, autônomo, filho de João Kosloski e Eugênia Kosloski. Sep. ontem.

Sebastiana Batista, 78 anos, doméstica, filha de João Euzébio de Lara e Anna Maria Esperança. Viúva de Marcos Antônio Batista Borges. Sep. ontem.

Sofia Baumann de Oliviera, 91 anos, costureira, filha de Ernesto Baumann e Valentina Baumann. Viúva de Havany Braga de Oliviera. Sep. ontem.

LONDRINA

Aurora Nicolau da Silva, 71 anos. Sep. ontem em Londrina.

Emília Dias da Silva, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Janes Maria Furtado, 76 anos. Sep. às 9h15, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Maria de Paula Pimentel, 76 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Rita de Jesus, 91 anos. Sep. ontem em Londrina.

Olímpio Vinhalba, 57 anos. Sep. ontem em Londrina.

Olivino da Silva Rosa, 52 anos. Sep. ontem em Londrina.

Sophia Haber Pinto, 3 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

João Amorim, 36 anos. Sep. ontem em Sarandi.

João Aparecido de Azevedo, 65 anos. Sep. ontem em Engenheiro Beltrão.

João Lopes dos Reis, 87 anos. Sep> ontem em Marumbi.

Luiz Massaroto Júnior, 25 anos. Sep. ontem em Maringá.

Natal Alves Ramos, 80 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 2 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Ovídio Mangolim, 76 anos. Sep. ontem em Nova Esperança.

Robelio Gallatti Vicentin, 71 anos. Sep. ontem em Maringá.

Thereza Maria de Jesus Augusto, 81 anos. Sep. às 8h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 – Jardim Paulista – Paiçandu.

Valter Tartari, 53 anos. Sep. ontem em Santa Isabel do Ivaí.

FOZ DO IGUAÇU

Luís Augusto Alejo Souza, sepultamento ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.