• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Nada como bom humor para dar cor à vida e arte para atribuir graça ao cotidiano. Era assim que José Monir Nasser, curitibano de nascença, construía sua história. Um ótimo contador de piadas, era a companhia divertida dos encontros formais, das aulas de literatura e nos churrascos que fazia com a família e os amigos – era um ótimo churrasqueiro, conta o pai. Já como artista, é daqueles que se dedicam a se manifestar em uma forma, mas que se alimentam de todas as expressões.

José Monir era criança quando começou a se interessar por pintura. Foi em uma aula da escola que Guido Viaro mantinha na Biblioteca Pública do estado voltada para os piazinhos da cidade. As pinceladas cresceram, como o garoto, e o pintor deixou muitos quadros produzidos em seu ateliê no centro de Curitiba.

Mas sua grande fama veio quando, depois de atuar durante anos como economista, resolveu se dedicar ao ensino da literatura. Formado em Letras – além de Economia –, o professor Monir era o tipo de pessoa que cativava os alunos e era quase impossível se distrair com um assunto qualquer em suas aulas. "Ele era muito carismático, prendia muito bem a atenção das pessoas", conta a filha Clara sobre a experiência que teve ao ter o pai como professor em um curso.

De 2008 a 2011, professor Monir foi o responsável pela presidência da sede curitibana da Aliança Francesa, onde foi responsável por iniciativas administrativas e culturais bastante significativas para a instituição, segundo a atual diretoria da entidade.

Há alguns anos vivia viajando para dar aulas no Norte paraense e em cidades de São Paulo. O pai conta que José Monir era um homem muito inteligente e esclarecido sobre os assuntos do Brasil e do mundo, e que tinha um coração muito brando. "Ele era muito generoso, estava sempre ajudando quem precisava." Para Clara, o homem educado e cortês que esteve sempre presente em sua vida foi sua maior inspiração, assim como para o grande número de alunos e admiradores que fez ao longo da vida. Deixa a filha Clara.

Dia 16 de março, aos 56 anos, de complicações decorrentes de um AVC.

* * * * *

LONDRINA

Adelaide Crepaldi Barroso, 87 anos. . Sep. às 14h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo, em Londrina.

Alice Maria de Sales Mendes, 88 anos. Sep. ontem em Londrina.

Ana Morais Freire, 90 anos. Sep.em horário a ser designado, no cemitério municipal de Alto Paraná.

Armando Martins Paulino, 90 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.

Carlos Alberto de Souza Morro, 49 anos. . Sep. às 9 h, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 4 do mesmo, em Londrina.

Gerson Vital de Oliveira, 37 anos. Sep. ontem em Marumbi.

Isaura Constantino Gonçalves, 87 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Itsuo Watanabe, 65 anos. Sep.em horário e cemitério a serem designados em Londrina.

Marcos Magalhães, 55 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Maria José Casagrande Barbosa, 63 anos. Sep.em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ibiporã.

Maria Madalena de Sá, 42 anos. Sep. ontem em Londrina.

Mauro Capelli, 64 anos. Sep.em horário a ser designado, no cemitério municipal de Cambe.

Regina Valeria da Silva, 93 anos. Sep.em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, em Londrina.

Victor Afonso dos Santos, 19 anos. Sep.em horário a ser designado, no cemitério municipal de Santa Cecília do Pavão.

FOZ DO IGUAÇU

Arlete de Fátima Almeida Schneider, 52 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Jardim São Paulo, saindo da capela 1 do Cemitério São João Batista, em Foz do Iguaçu.

Framino Alves de Lima, 55 anos. Sep. ontem em Medianeira.

Francisco de Oliveira, 65 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Glady Fortunata Ocampos, 70 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Leonizio Pereira de Souza, 82 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Vivaldo de Lima, 980 – Morumbi II, em Foz do Iguaçu.

Milton Luiz Frei, 53 anos. Sep. ontem em Santa Helena.

Ricardo Gregório Braga, 32 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Três Lagoas – Novo, saindo da Rua Pirapitinga, 98 – Ouro Verde, em Foz do Iguaçu.

Selvina Santos Batista, 54 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Terezinha Coutinho Sauder, 61 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Católica Vila Carimã, em Foz do Iguaçu.

CURITIBA

Acier Otto Lange, 87 anos, marceneiro, filho de Otto Júlio Lange e Tereza Amélia Lange. Sep. ontem.

Ademar Domingues, 24 anos, servente, filho de Francisco Paliano e Noeli Domingues da Silva. Sep. ontem.

Ana Clementina Lopes da Silveira, 85 anos, do lar, filha de Álvaro Lopes de Carvalho e Isulina Lopes de Carvalho. Sep. ontem.

Braz André Ferreira, 75 anos, pedreiro, filho de Honorato Andre Ferreira e Rosalina de Jesus. Sep. ontem.

Casemiro Ambrozewicz Filho, 77 anos, comerciante, filho de Casemiro Ambrozewicz e Antônia Ambrozewicz. Sep. ontem.

Catharina Lell Siqueira, 80 anos, do lar, filha de Albino Lell e Margarida Lell. Sep. às 16 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Paz – Boqueirão.

Cecília Hanemann Miranda, 55 anos, doméstica, filha de José Miranda do Nascimento e Laura Henemann de Miranda. Sep. ontem.

Cícero Nunes da Silva, 63 anos, impressor, filho de Francisco Nunes da Silva e Raimunda Lina da Silva. Sep. ontem.

Cleberson Alves Kosloski, 26 anos, autônomo, filho de Affonso Kosloski e Lindarci Alves. Sep. ontem.

Deliza Santina Sonai, 98 anos, do lar, filha de Luiz Barea e Ida Rocanti. Viúva de Luiz Pochetti Sonai. Sep. ontem.

Diva Antunes da Silva, 85 anos, do lar, filha de Belmiro Antunes Filho e Florippes Augusta de Oliveira. Sep. ontem.

Doremi Carlos Borsoi, 70 anos, contador, filho de Ângelo Borsoi e Romilda Pastori. Sep. ontem.

Edison Luiz Sdroievski, 51 anos, funcionário público estadual, filho de Gabriel Sampaio Sdroievski e Lúcia de Lima Sdroievski. Viúvo de Mirian Taborda de Lima Sdroievski. Sep. ontem.

Hideo Shimada, 76 anos, comerciante, filho de Satoru Shimada e Konami Shimada. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Terra Rica.

Hillary Sthefanny da Costa dos Santos, filha de Franciele da Costa dos Santos. Sep. ontem.

Iraci Gomes da Silva de Andrade, 74 anos, vendedor, filho de Antônio Gomes da Silva e Maria Viturina da Conceição. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais)

Iran Sergio Greca Porto, 62 anos, bancário, filho de Djalma de Oliveira Porto e Eleonete Greca Porto. Sep. ontem.

Jacob Brescianini, 91 anos, professor, filho de João Brescianini e Maria Madalena Mosconi. Sep. ontem.

Jacob Mickosz, 80 anos, comerciante, filho de Francisco Mickosz e Rosa Hruger Mickosz. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Jacob Orchel, 88 anos, comerciante, filho de Pedro Orchel e Ana Orchel. Sep. ontem.

João Álvaro de Lima, 19 anos, estudante, filho de Enoque José de Lima e Sandra Jora de Lima. Sep. ontem.

João Kubat, 68 anos, mecânico, filho de Francisco Kubat e Maria Kubat. Sep. às 13 h, no Cemitério São Miguel, saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade I.

José Amilton Dias, 73 anos, filho de José Dias Rodrigues e Nair Dias Rodrigues. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela da Luz.

José Carlos Faria, 40 anos, filho de Andre de Lara Faria e Lucila de Araujo Faria. Sep. dia 10 em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.

José Clemente, 62 anos, operador de máquinas, filho de Santo Clemente e Dozolina Guerra. Sep. às 10h30, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade I.

Júlio Cezar Klein de Azevedo, 51 anos, motorista, filho de João Klein de Azevedo e Maria Joana Klein de Azevedo. Sep. ontem.

Jussara de Fátima Natar, 56 anos, do lar, filha de José Natar e Ana Araci Natar. Sep. às 17 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela da Igreja Brasil Para Jesus Cristo – CIC.

Kefera Gabriela Santos da Silva, 7 mses, filha de Vandir Aparecido da Silva e Sonia Cristina dos Santos. Sep. ontem.

Kelvin Henrique Sant’Ana Damaceno, 12 anos, estudante, filho de Marcio José Damaceno e Roseli do Nascimento Sant Ana. Sep. ontem.

Laura Favorim da Silva, 80 anos, do lar, filha de Antônio Martins Favorim e Maria Folgueiro. Viúva de Pedro Moreira da Silva. Sep. ontem.

Luiz Aparecido Correa, 58 anos, servente, filho de José Maria Correa e Maria Aparecida de Campos Correa. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária).

Luiz Manoel Pereira, 78 anos, engenheiro, filho de Francisco Manoel Pereira e Juvelina Gomes da Silva. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Morretes.

Maria Madalena Gomes de Sá Kuster, 81 anos. Filha de João Gualberto e Zoé Gomes de Sá. Viúva de Antônio Kuster. Sep. no cemitério Iguaçu em horário a ser designado.

Maria Tereza do Nascimento, 48 anos, do lar, filha de Joel Pio do Nascimento e Maria Benedita do Nascimento. Sep. às 9 h, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Moisés Sansão, 30 anos, auxiliar de produção, filho de João Sansão e Maria Olivia Sansão. Sep. ontem.

Natália dos Santos Cavalheiro, 76 anos, diarista, filha de Amaro Ribeiro dos Santos e Maria Antônia dos Santos. Sep. ontem.

Neri Manoel dos Reis, 50 anos, pedreiro, filho de Manoel Minervina e Inês dos Reis Minervina. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Senhor dos Passos, em Imaruí, SC.

Neusa Aparecida Dias de Sousa, 56 anos, do lar, filha de José Manoel Dias e Rosalina Dias. Sep. ontem.

Noel Pinheiro de Andrade, 45 anos, carregador, filho de Antônio Pinheiro de Andrade e Maria de Lourdes Rodrigues Almeida. Sep. ontem.

Norival Pedro Fabris, 66 anos, contador, filho de Lourival Fabris e Maria Júlia Kovaleski. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Osnilda de Franca, 78 anos, filha de Crispim Moura e Helena David Moura. Sep. ontem.

Salvador Verbinski, 47 anos, filho de Basílio Verbinski e Elizabete Verbinski. Sep. dia 10 em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.

Sigeha Yassimoto Uchida, 85 anos, do lar, filha de Navarro Yassimoto e Gose Yassimoto. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Ubiratã Gonçalves de Paula, 36 anos, pedreiro, filho de Bernadete Gonçalves de Paula. Sep. às 14 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Ursulina Pereira de Lima, 74 anos, do lar, filha de Joaquim dos Santos de Lima e Vitalina Pereira. Sep. ontem.

Valcir Morais Brunelli, 37 anos, motorista, filho de Felipe Brunelli e Catarina Morais Brunelli. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo de Joinvile, SC.

Vera Lúcia de Abreu, 57 anos, do lar, filha de Ângelo dos Santos Lima Filho e Rosalina de Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Roque (Piraquara).

Vítor Rocio Villordo, 58 anos, filho de Eugênio Villordo e Lucy Andrade. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Zofia Kozak de Souza, 85 anos, do lar, filha de Claryton Kozak e Wiera Kozak. Viúva de Jerônimo de Souza Sobrinho. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Água Verde.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]