Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lista de falecimentos - 20/03/2012

Vereador bom na queda de braço

Cândido Sampaio Dias

 | Arquivo da família
(Foto: Arquivo da família)

Numa época em que vereador não recebia salário, o gosto pela política sustentou Cândido em seus dois mandatos: um deles na Câmara de Itararé (SP), no começo dos anos 1960, e outro em Ponta Grossa (Campos Gerais), entre 1972 e 1976. Nascido em União da Vitória, Cândido provou cedo a "adrenalina" da política. Quando ainda era adolescente, por volta de 1930, seu pai foi jurado de morte na cidade por ter se desentendido com uma autoridade local. A família toda, então, refugiou-se em Itararé. Por lá, Cândido conheceu Laura, que visitava a irmã na cidade. O namoro continuou por correspondência depois que ela voltou a Ponta Grossa, onde morava. Cândido veio pedir a mão da moça e levá-la para Itararé. Lá trabalhou como bancário, dono de bar, vendedor e foi também onde começou a carreira de agente do Ministério do Trabalho. Conciliava o emprego com o mandato, além de ser presidente do PTB na cidade. Em 1963, foi transferido para Ponta Grossa, onde chegou a ser chefe do posto regional do Ministério. "O pai deu sorte. Logo veio a ditadura, em 1964, e todos os ex-colegas de partido dele em Itararé passaram por sessões de interrogatório por serem considerados comunistas. Como ele já estava fora de lá e tinha deixado a política um pouco de lado, não passou por isso", conta Cândido Junior. Segundo o filho, ele não media esforços para atender os apelos das pessoas que o procuravam. "Certa vez, quando ele era vereador em Ponta Grossa, o pessoal da Vila Isabel (bairro Boa Vista) pediu para ele providenciar manilhas e cascalhamento para a comunidade, mas a Prefeitura nunca executava a obra. Ele arrumou um caminhão, umas manilhas e ameaçou fazer, ele mesmo, o serviço. Conseguiu dar um susto. Logo a Prefeitura foi lá e fez a obra", conta. Fosse na política ou entre os amigos, ele dificilmente perdia uma queda de braço. "O pai era muito forte. Erguia uns 250 quilos sozinho". Deixa viúva, quatro filhos, nove netos e oito bisnetos.

Dia 1º de março, aos 95 anos, de infarto, em Ponta Grossa

* * * * *

CURITIBA

Alexsander Banak, 36 anos, encanador, filho de Athanagildo Lourenço Banak e Beatriz Terezinha dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Abranches, saindo da capela do mesmo.

Amilton Luiz de Souza, 50 anos, marceneiro, filho de Domingos de Souza e Tereza de Jesus Santos de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela no Santa Quitéria.

Brasílio Martins Machado, 76 anos, pedreiro, filho de Cristiano Martins Machado e Rosa dos Santos. Sep. ontem.

Carmenlucia Boeze dos Santos, 52 anos, do lar, filha de José Boeze e Rosa dos Santos Boeze. Sep. ontem.

Cassilda Beletti, 83 anos, do lar, filha de Manoel Jaques e Victoria Jaques. Sep. às 14 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Cíntia do Rosário, 37 anos, do lar, filha de Arminda Maria do Rosário. Sep. ontem.

Débora Cristina Necre, 19 anos, do lar, filha de Benedito Kovaleski Novaki e Marines de Fatima Necre. Sep. ontem.

Denis Forti Boeri, 24 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Gentil Boeri e Ivone Laurita Dutra Forti. Sep. ontem.

Dil Archegas Ferreira, 85 anos, do lar, filha de Abílio Leandro e Clotilde Zanello Archegas. Sep. ontem.

Esmaelo Portes, 82 anos, economista, filho de Serafim José Portes e Francisca Cordeiro Portes. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Parque Iguaçu.

Eunice Santos Maciel, 45 anos, do lar, filha de Silvio José dos Santos e Maria Cícera Viana Santos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Fabrício Luís Cunha, 32 anos, metalúrgico, filho de Dirceu Cunha e Eva do Rocio Costa Cristo Cunha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela da Comunidade São Sebastião – Vila São Pedro.

Fátima Regina Corteze Bonfim, 54 anos, do lar, filha de Santo Corteze e Maria José Mendes Corteze. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.

Irineu Dias Coutinho, 58 anos, auxilia de serviços gerais, filho de Avelino Dias Coutinho e Edite Souto Coutinho. Sep. ontem.

Ivete Klipe Bahls, 47 anos, do lar, filha de Eurides Orival Bahls e Paulina Klipe Bahls. Sep. ontem.

Izabel Woitech dos Santos, 87 anos, do lar, filha de Miguel Woitech e Justina Woitech. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

João Luiz Fernandes de Carvalho, 39 anos, pintor, filho de Manoel Fernandes de Carvalho e Terezinha Margarida da Silva. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.

Joaquim Miranda Granja, 80 anos, comerciante, filha de Mariano Alvinao Granja e Maia Miranda de Araujo. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Terra Rica.

José Alves de Oliveira, 69 anos, carpinteiro, filho de Francisco de Oliveira e Arminda Alves Rosa. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

José Alves dos Santos, 66 anos, carpinteiro, filho de Manoel Alves dos Santos e Josefina Alves dos Santos. Sep. ontem.

José Duarte Rosa, 86 anos, militar, filho de José Duarte Rosa e Maria da Encarnacão. Sep. ontem.

Josemar do Belém, 21 anos, servente, filho de João Maria Santos do Belém e Lourdes Caetano de Oliveira. Sep. ontem.

Leonardo Barbosa Benthien, 1 mês, filho de Anderson Benthien e Dulcimara Barbosa. Sep. ontem.

Luiza Ribeiro Zarugner, 89 anos, do lar, filha de Bebiano Ribeiro Batista e Eugenia Anssai. Viúva de Pedro Zarugner. Sep. ontem.

Marcelo David Thoaldo, 45 anos, motorista, filho de Thomaz Thoaldo e Malia Anilde Gulim Thoaldo. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.

Marcos Alessandro Bonfim, 28 anos, mecânico, filho de Pedro de Jesus Bonfim e Amélia Bonfim. Sep. ontem.

Marcos Aurélio Duarte Matuszeski, 44 anos, garçom, filho de Onelio José Matuszeski e Ana Maria Duarte. Sep. ontem.

Maria Castorina da Silva, 65 anos, do lar, filha de Vital Norberto da Silva e Maria Joaquina da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela da Igreja Presbiteriana de Pinhais.

Maria dos Anjos Ferreira da Silva, 89 anos, do lar, filha de José Ferreira de Souza e Luiza Ferreira. Sep. ontem.

Maria Edwiges da Silva, 75 anos, do lar, filha de Benedicto Oscar da Silva e Maria de Lourdes da Silva. Sep. ontem.

Maria Ludugero da Silva, 75 anos, do lar, filha de Antonia Marculino Ludugero. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Xaxim.

Maria Seeling, 80 anos, zeladora, filha de Otto Dittmar e Luiza Dittmar. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Neuza de Carvalho Chaves, 80 anos, professora, filha de José Baptista de Carvalho Sobrinho e Anna Luiza da Silva Carvalho. Sep. ontem.

Osnildo Train, 46 anos, lavrador, filho de Antonio Mauro Train e Mercedes Train. Sep. ontem.

Oswaldo Teixeira, 82 anos, torneiro-mecânico, filho de Antonio Luiz Teixeira e Maria Silva Teixeira. Sep. ontem.

Rafael Miranda Camargo, 17 anos, estudante, filho de Reginaldo Camargo e Francisca Aparecida Miranda Penteado. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela do mesmo.

Rafael Paulino Medeiros, 16 anos, estudante, filho de Nadir Paulino Medeiros. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Católica São João Batista, em Almirante Tamandaré.

Reginaldo Antônio dos Santos, 54 anos, motorista, filho de Jovelino Antônio dos Santos e Malvina Romanoski dos Santos. Sep. ontem.

Reginaldo Aparecido Pereira, 26 anos, pedreiro, filho de José Pereira e Neusa Maria da Silva Pereira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Foz do Iguaçu.

Roberto Mozart Propst, 53 anos, engenheiro civil, filho de Percival Propst e Maria Propst. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Ubirajara João Blanski, 67 anos, funcionário público estadual, filho de Lúcio Blanski e Júlia Blanski. Sep. ontem.

Vagner Machado Cardoso, 27 anos, vendedor filho de Luiz Carlos Cardoso e Ivone de Fátima Machado. Sep. ontem.

Yara Regina Rodrigues, 61 anos, microempresária, filha de Carlos Tissi e Aurora Tissi. Sep. às 9 h, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela do mesmo.

LONDRINA

Geraldo Adão de Souza, 68 anos. Sep. ontem em Londrina.

Laides Gasparotto Gerônimo, 65 anos. Sep. ontem em Cornélio Procópio

Manoel Gomes, 86 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maura Inácia Buriola, 62 anos. Sep. às 10 h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo, em Londrina.

Neuza da Luz Araujo Labegalini, 59 anos. Sep. ontem em Londrina.

Pedro Müller, 80 anos. Sep. ontem em Londrina.

Zulmira Ferreira Alves, 46 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Cesário Lucca, 71 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 3 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 –Zona 2.

Elsio Dias de Oliveira, 74 anos. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Presbiteriana Renovada em Tapejara.

Geraldo Fernandes dos Santos, 64 anos. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo do Salão Paroquial, Vila Seca – Centro, em Farol.

Júlio Rodrigues da Silva, 83 anos. Sep. ontem em Paiçandu;

Marcelo Jacinto Moraes, 24 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 5 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2.

Maria Aparecida Donato Ribeiro, 58 anos. Sep. às 16 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 da Prever de Sarandi, Rua Jacana, 866 – Centro.

Maria Gomes de Lima, 92 anos. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Prever de Paranavaí, Rua Antônio Felipe, 1.280 – Centro.

Maria Niete Gomes Martins, 67 anos. Sep. ontem em Arapongas.

FOZ DO IGUAÇU

Noeme Gomes Ferreira, 43 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em San Alberto, no Paraguai.

Rui Joaquim Pereira, 65 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do mesmo, em Foz do Iguaçu.

Sebastião Calisto, 61 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu.

Wagner Soares Azevedo, 28 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.