Vida e Cidadania

Aborto: 10 respostas fundamentais

Diversas pesquisas de opinião já mostraram que a maioria da população brasileira é contrária ao aborto.

Mesmo assim, ainda há muitas dúvidas sobre a questão. Veja a seguir 10 perguntas e respostas fundamentais sobre o assunto.

Aborto ocorre quando a gravidez termina abruptamente, antes de o bebê ter condições de nascer. O aborto pode ser espontâneo, acidental, ou provocado.

1. O que é aborto?

No aborto provocado, há a morte proposital da criança por meio do uso de medicamentos, substâncias ou procedimentos cirúrgicos.

Pode ser feito com uso de medicamentos como o misoprostol, provocando contrações uterinas, sangramentos e morte e expulsão do bebê.

2. Como o aborto é feito?

Quando o procedimento é cirúrgico, a mulher é sedada ou anestesiada, tem o colo do útero aberto e um tubo de vácuo (sucção) ou de raspagem é introduzido no útero para remover o feto e a placenta.

Não. A partir do momento da concepção, forma-se um outro ser, geneticamente único, distinto de seus genitores.

3. O feto é apenas parte do corpo da mãe?

A resposta é não para as duas perguntas. A interrupção proposital da gravidez no Brasil é crime, tanto para a mulher quanto para o médico que realiza o procedimento.

4. O aborto é permitido no Brasil? Existe o chamado "aborto legal"?

O Código Penal prevê que não haverá punição somente se há risco à vida da gestante e nos casos de gravidez resultante de estupro.

5. Quando o aborto não é punido?

Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) também considerou que o aborto em casos de anencefalia do bebê não deve ser passível de punição.

Não. A mulher não é obrigada a decidir pelo aborto em nenhuma circunstância - e isso inclui os três casos em que o aborto não é punido.

6. O aborto é obrigatório em algum caso?

Médicos e enfermeiros também não podem ser obrigados a realizar um aborto  quando entendem que o procedimento é contrário aos seus posicionamentos morais ou ideológicos.

Ocorre quando o procedimento é realizado na casa da própria mulher, que recebe orientações via internet ou telefone sobre como usar medicamentos abortivos.

7. O que é "teleaborto" ou "aborto por telemedicina"?

No Brasil - contrariando a Anvisa e o Ministério da Saúde -, a prática passou a ser aplicada nos casos em que o aborto não gera punição, mas traz risco à saúde da mulher.

Não. Embora seja apresentado por grupos pró-aborto como algo simples e seguro, ele é arriscado, podendo até levar a mulher à morte.

8. O aborto medicamentoso é um procedimento simples?

O aborto não pode ser feito em casos de gravidez não planejada ou indesejada, que não se enquadrem dentro das escusas absolutórias.

9. O aborto é a solução em caso de gravidez indesejada?

Mas isso não significa que a mulher terá de ficar com a criança após o parto. Mulheres que não podem ou não desejam ficar com os bebês podem encaminhar a criança para adoção.

Para mulheres que enfrentam dificuldades durante a gravidez, há diversos grupos de apoio. A Gazeta do Povo fez uma lista desses grupos que você pode acessar aqui.

10. Onde obter apoio durante a gravidez?

Imagens: Unsplash.

Montagem: Jocelaine Santos