Muita gente assiste aos desfiles de alta costura com um pé atrás. "Eu nunca sairia com isso na rua", diria o cético diante de modelos exóticas nas passarelas. De fato, eventos como o São Paulo Fashion Week, o Fashion Rio e o Curitiba Fashion Art têm a função de mostrar as tendências para a moda e não o que será usado pelas pessoas.
O Crystal Fashion, por sua vez, é um evento de moda voltado ao público consumidor: o que está na passarela já se encontra nas vitrines. "É comum encontrar pessoas assistindo aos desfiles com a mesma roupa da modelo", disse jornalista de moda Nereide Michel, uma das coordenadoras do Curitiba Fashion Art e responsável pelo site de moda Conceito Atual. "Isso é bom porque prestigia a marca."
O movimento nas lojas, após o desfile, também aumenta, mostrando o apelo comercial do Crystal Fashion. Segundo Nereide, esse apelo não tira o glamour do evento. "O próprio shopping Crystal já tem o seu glamour; o evento apenas canaliza o público", afirmou a jornalista. Para ela, o frison em torno das celebridades é um atrativo para outras pessoas que, embora não sejam clientes do shopping, se preocupam em estar de acordo com a moda.
Força paranaense
Nereide acredita na competitividade da moda paranaense no mercado nacional e internacional. Além da capital do estado, a jornalista que idealizou o Curitiba Fashion Art aponta centros como Londrina e Maringá que também orgulham a moda paranaense. "Esses centros criam uma personalidade típica da nossa moda."
De acordo com ela, Curitiba é conhecida pela exigência e bom gosto das pessoas em relação à moda. "É um mercado exigente que ajuda a controlar a qualidade do que é feito por aqui". Ela citou a grife Sexxes, que desfila na sexta-feira (20), como exemplo do estilo que deu certo no Paraná.



