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Booklet 3G, da Nokia: aparelho tem bateria com autonomia para surpreendentes 12 horas | Divulgação
Booklet 3G, da Nokia: aparelho tem bateria com autonomia para surpreendentes 12 horas| Foto: Divulgação

Rodando Windows 7 e com configuração espartana, netbook surpreende

Sttutgart - A Nokia criou um dos melhores modelos de netbooks já fabricados. O Booklet 3G seguiu à risca o conceito de que um computador ultraportátil deve ser leve, se co­­nectar à web em qualquer lugar e servir bem para navegar na internet e realizar tarefas simples

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Sttutgart - Uma frase do vice-presidente da Nokia, Anssi Vanjoki, dita na du­­rante o Nokia World – um evento anual em que a empresa apre­­­­senta seus lançamentos e pesquisas –, em Sttutgart, Ale­­ma­nha, resume bem o que está acon­­tecendo, não só com a fabricante, mas com o mundo todo. "Esta­mos começando a definir o que se­­rá o computador da­­qui para frente".Ao lançar seu primeiro netbook e abandonar os ta­­blets sem conexão com a re­­de, a maior fabricante de celulares do mundo mostra que o computador pessoal e os telefones celulares, como estávamos acostumados a defini-los antes, não existem mais. A porta de en­­trada para o mundo digital passa por todo tipo de produto – seja computador de mesa, notebook, netbook, celular, smartphone ou, como veremos daqui para fren­­te, smartbook.Mobilidade e conectividade são as principais demandas dos consumidores e o tipo de aparelho em si não vai mais importar, desde que ele ofereça aquilo de que a pessoa precisa: um produto portátil para acessar suas in­­formações e se conectar à internet. O principal indício da mu­­dança, em relação ao ano passado, é a queda de 6% nas vendas de celulares no segundo trimestre e o crescimento de 27% do mercado de smartphones, se­­gun­­do o Gartner, que atingiram 40 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Para Kai Oistamo, vice-presidente de aparelhos da empresa, a evolução agora virá da melhor capacidade de processamento, de displays e de aplicativos, sem­­pre voltada para a mobilidade. "Faz muito mais sentido ter um computador de bolso portátil do que ter apenas um laptop ou um desktop", disse Oistamo. Mas ele acha que este computador não é um aparelho único – é preciso dar escolhas ao consumidor.

Ter uma variedade de pro­­du­­tos está por trás também da en­­trada da Nokia no mercado de netbooks. A empresa parece ter percebido que a mobilidade não passa apenas pelos smartphones e que muitos consumidores querem ter a experiência do computador com a mobilidade de um celular.

Se no Nokia World do ano pas­­­­­­sado, a empresa quis deixar de lado a imagem de fabricante de celular para focar na oferta de serviço – com lançamento da loja de música Comes With Mu­­sic e os serviços do portal Ovi –, neste ano, ela expande mais seu foco de atuação com o netbook. "Estamos ficando mais como uma empresa que oferece soluções. Com a experiência que te­­mos, vamos converter a plataforma do computador pa­­ra a mobilidade", disse Anssi Vanjoki.

Claro que não estão sozinhos nessa evolução, mas, seja qual for a fabricante, é a mobilidade que muda a forma com que nos relacionamos com o mundo.

O repórter viajou a Sttutgart a convite da Nokia.

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