• Carregando...
Existem algumas regras de etiqueta e segurança para desembarcar de um avião: ficar em pé antes das portas se abrirem definitivamente não é uma delas.
Existem algumas regras de etiqueta e segurança para desembarcar de um avião: ficar em pé antes das portas se abrirem definitivamente não é uma delas.| Foto: Bigstock

Em um voo da Spirit Airlines para Los Angeles, no início deste ano, encolhi-me no meu lugar quando uma verdadeira confusão começou algumas fileiras atrás de mim. Tínhamos acabado de pousar no Aeroporto Internacional de Los Angeles e estávamos manobrando até o portão quando uma mulher começou a gritar sobre querer sair do avião “agora!”

Palavrões e gritaria foram ouvidos na classe econômica, enquanto a mulher insistia que outros passageiros saíssem do caminho. Chegamos ao portão e a briga atingiu seu ponto alto. A mulher invadiu o corredor e exigiu que homem a sua frente levantasse imediatamente. "Eu tenho uma perna quebrada!", o homem reclamou, em defesa, mas sem retorno. A mulher gritou ainda mais e correu para a saída.

Não é assim que você sai de um avião.

O planejamento é uma parte da viagem que pode deixar as pessoas muito irritadas. Quando um avião chega ao portão de desembarque e o sinal de apertar o cinto de segurança é desativado, existem algumas regras que os passageiros devem seguir.

Ainda que uma opção seja levantar mediatamente, aquele sinal de destravar os cintos provoca uma resposta pavloviana para fugir. Mas, acredite, a melhor opção é ficar um pouco mais no seu lugar, sabendo que vai demorar um pouco até que você possa ir dar o próximo passo. Afinal, qual é a pressa?

Para descobrir de uma vez por todas a maneira correta de descer de um avião, falamos sobre a etiqueta do planejamento entrevistando especialistas.

O que os especialistas recomendam

Prepare-se: Junte as suas coisas antes mesmo do avião pousar
Organizar os pertences é o primeiro passo para um desembarque sem confusão. Foto: Bigstock
Organizar os pertences é o primeiro passo para um desembarque sem confusão. Foto: Bigstock

Uma boa tática de etiqueta para descer no avião começa no ar. Essa é a hora certa para reunir seus pertences.

"Quando as comissárias de bordo anunciam que é hora de guardar seus eletrônicos, é um ótimo momento para realmente começar a arrumar sua mala", diz Abbie Unger, uma ex-comissária de bordo que tem uma empresa que ajuda aspirantes a comissários de bordo.

O que fazer? Verifique o bolso do encosto do banco, enrole os fones de ouvido, recolha o lixo e verifique se você está levando todos os seus objetos de valor (os laptops ficam para trás mais do que você imagina).

Quando chegar sua vez de entrar no corredor e desembarcar, você não quer ser aquele passageiro segurando a passagem porque você tem coisas demais para fazer, como malabarismo para pegar os pertences esquecidos.

Ah, e fica mais fácil juntar as suas coisas rapidamente do compartimento de bagagem e caminhar para a saída se você seguir as regras de bagagem de mão.

Mantenha-se sentado até o sinal "apertar o cinto de segurança" se apagar

Entendemos. Você quer sair logo do avião e voltar ao mundo. Mas se você se levantar enquanto a aeronave ainda está taxeando, há ainda mais perigo de estragar o seu desembarque.

"É uma questão de segurança", diz Jennifer "Jaki" Johnson, comissária de bordo de uma grande transportadora, além de CEO e fundadora da Jetsetter Chic.

"Temos que chamar o piloto para dizer que um passageiro está de pé. A FAA (Administração Federal de Aviação) não nos permitirá avançar na pista de pouso, se isso acontecer. Teremos que esperar que você se sente. É muito importante para o passageiro", alerta.

Lembre-se da sua conexão e – se estiver atrasado – avise os comissários

Se você acha que vai perder o seu voo de conexão, não espere até a hora de sair do avião para surtar. Informe os comissários de bordo sobre o horário de seu próximo voo o mais rápido possível, para que possam buscar informações da conexão, mudar seu assento para algum lugar mais próximo da frente do avião ou ajudá-lo a se planejar mais rapidamente para a saída.

Para as pessoas que apenas estão ansiosas para descer, preste atenção aos anúncios de comissários de bordo sobre conexões de qualquer maneira. Eles podem pedir que os passageiros permitam que aqueles com conexões rápidas passem primeiro.

Embora esses viajantes possam ter a chance de remarcarem algo imediatamente, eles podem estar com problemas se o próximo voo for internacional, já que alguns são agendados apenas uma vez por dia.

Preste atenção na sua vez de entrar no corredor para sair
Todo mundo quer sair "correndo" da aeronave, mas esperar a sua vez é a coisa mais certa - e segura - a fazer. Foto: Bigstock
Todo mundo quer sair "correndo" da aeronave, mas esperar a sua vez é a coisa mais certa - e segura - a fazer. Foto: Bigstock

Você ouve o toque. Você quer fugir da aeronave. Isso é compreensível.

"Quando o sinal do cinto de segurança se apaga, todo mundo tenta se levantar , afinal o passageiro está sentado há muito tempo. Mas então a próxima coisa que você precisa fazer é começar a prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor, para que você possa ver quando sua vez de levantar está chegando."

Enquanto estiver bem, aguarde para entrar no corredor e pegar suas coisas até que seja a vez na fila. "Não tente entrar no corredor antes da sua vez, caso a pessoa na fila da frente tenha sua bolsa algumas fileiras atrás", diz Unger.

E se você é aquela pessoa com sacolas armazenadas em bolsas suspensas atrás de você, não entre no corredor e vá contra o tráfego para recuperá-las. Salte quando o corredor ainda estiver vazio, para não entupir a passarela. Também é uma boa forma deixar os outros irem à sua frente se você tiver muitas coisas para coletar.

"Se você estiver pronto quando chegar a sua vez, poderá ir. Se você não estiver pronto, essa não será a sua vez", continua Unger. "Você precisa esperar até estar pronto e depois partir."

Seja um ser humano atencioso ao sair

A menos que você esteja em pleno pânico tentando fazer uma conexão de voo, diminua o ritmo o suficiente para garantir que você seja um ser humano respeitoso. Se puder, ajude seus vizinhos.

Ao sair, não se esqueça de agradecer à sua tripulação. Muitas de suas interações com os viajantes podem ser negativas; portanto, um sorriso ou um agradecimento são muito úteis. Enquanto eles estão parados nas portas, agradecendo a saída, retire os fones de ouvido e responda.

Poucas pessoas querem estar em um avião por mais tempo do que precisam. Há uma razão pela qual o embarque leva uma eternidade, e o desembarque ocorre na metade do tempo. Todos nós temos reuniões para onde correr, entes queridos para ver ou outros voos para pegar, então tente desembarcar com serenidade e eficiência para tornar o processo um pouco melhor para todos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]