Mais do que exercer a liderança espiritual para 1,5 bilhão de católicos, o Papa Leão XIV enfrenta também o desafio de influenciar positivamente a agenda internacional num momento de convulsão de guerras e embates das superpotências por supremacia econômica e tecnológica.
O programa "Última Análise" da Gazeta do Povo desta terça-feira (13) recebe o jornalista Marcio Antonio Campos, editorialista da Gazeta do Povo e especialista em assuntos da Igreja e do Vaticano. Campos cobriu o conclave que escolheu Robert Prevost como novo pontífice e traz suas impressões únicas sobre quem é o Papa e que rumos poderá dar à Igreja.
A escolha do cardeal Prevost, que optou pelo nome Leão XIV, surpreendeu muitos por haver outros nomes bem cotados, contrariando até supostas costuras nos bastidores. Naturalmente, cada passo do papa Leão XIV é minuciosamente estudado, avaliado e analisado, tanto por estudiosos da religião, como por cidadãos comuns e líderes mundiais.
Um Papa avesso a rótulos
O Última Análise debaterá que sinais que o Papa tem emitido sobre seus posicionamentos e o que esperar de seu pontificado. Uma pista pode ser a própria escolha do nome Leão XIV, que faz referência a 13 papas anteriores. Marcio Campos explicará o significado da adoção deste nome.
Afinal, o Papa Leão XIV pode ser enquadrado o em rótulos de "direita ou esquerda", "conservador ou progressista"? Até o Papa pode ser alvo de um reducionismo ideológico?
O "Última Análise" desta terça-feira vai ao ar das 19h às 20h30. Além de Marcio Antonio Campos, tem a participação do colunista Paulo Polzonoff e do jurista André Marsiglia, com apresentação de Marcos Tosi.



