Lideranças da oposição esperam que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), submeta à votação nesta quarta-feira (17) um requerimento para acelerar a votação de uma proposta da anistia aos presos do 8 de janeiro. Esse tema, no entanto, será deliberado em uma nova reunião de líderes da Câmara dos Deputados.
De outro lado, a intenção do governo Lula e do STF é clara: querem derrubar a urgência do projeto para forçar a oposição a aceitar uma versão "light" de anistia. Assim, em vez de anistia ampla, geral e irrestrita, o governo e o STF acenam com uma redução de penas aos envolvidos no 8 de janeiro.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta terça-feira (16). Hoje participam do programa o jurista André Marsiglia, a cientista política Júlia Lucy e o vereador Guilherme Kilter.
EUA faz ameaça de novas sanções
Outro tema do programa será a ameaça dos EUA, logo após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil compartilhou nesta terça-feira (16) no X um trecho de uma entrevista do secretário de Estado americano, Marco Rubio, que disse à Fox News que novas medidas contra o país devem ser anunciadas na semana que vem.



