Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

Asilo para Maduro? Situação escala na Venezuela e Brasil pode acolher ditador

Após os EUA confiscarem um navio petroleiro na costa da Venezuela, a situação na região escalou e trouxe mais atores para o incipiente conflito, colocando também o Brasil no tabuleiro. Os ditadores da Rússia, Vladimir Putin, e da Venezuela, Nicolás Maduro, conversaram por telefone nesta quinta-feira (11), e o líder russo reafirmou “apoio” à ditadura chavista na “proteção dos interesses nacionais e da soberania” do país sul-americano.

“Vladimir Putin expressou solidariedade ao povo da Venezuela e reafirmou seu apoio às políticas do governo Maduro voltadas à proteção dos interesses nacionais e da soberania em meio às crescentes pressões externas”, informou o Kremlin em comunicado.

Além disso, em entrevista ao jornal inglês The Guardian, o ex-chanceler Celso Amorim disse que preferia não especular se o Brasil poderia ser uma opção de asilo político para Maduro, “para não parecer estar incentivando”, mas alegou que “o asilo é uma instituição latino-americana [para] pessoas tanto de direita quanto de esquerda”.

Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta quinta-feira (11). Hoje participam do programa o escritor Francisco Escorsim, o professor da FGV Daniel Vargas e o analista militar Paulo Roberto da Silva Gomes Filho.

PT aciona STF por cassação de Zambelli e Ramagem

O programa também irá abordar a iniciativa do líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), que pediu, nesta quinta-feira (11), ao Supremo Tribunal Federal (STF), para derrubar a votação que manteve o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). O petista também tenta garantir a cassação do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Flávio Bolsonaro tenta fortalecer candidatura

Os convidados vão debater a respeito da candidatura à presidência do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que redesenhou imediatamente o tabuleiro político e devolveu ao seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o comando estratégico do campo conservador. A escolha do primogênito como representante nas urnas encerrou meses de especulações e mobilizou a militância de direita, que passou a enxergar nele um nome capaz de ir ao segundo turno em 2026.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.