Depois que Alexandre de Moraes praticamente instalou a censura prévia no Brasil, calando agora não só a direita, mas a imprensa e redes sociais, os grandes veículos de comunicação, finalmente, se ergueram contra o arbítrio. Nesta semana, editoriais de vários jornais criticaram as decisões confusas de Moraes, que avançam cada vez mais rumo ao autoritarismo, sob o manto da defesa da liberdade de expressão.
A proibição do ex-presidente Jair Bolsonaro de dar entrevistas atingiu toda a imprensa brasileira e a censura bateu à porta dos grandes jornais. A unanimidade em torno de Alexandre Moraes, parece, finalmente terminou e o país talvez veja sua rota corrigida.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta quarta-feira (23). No programa de hoje, participam o jurista André Marsiglia, o ex-procurador Deltan Dallagnol e o escritor Francisco Escorsim.
O alerta dos editoriais da Gazeta do Povo
Outro tema do programa serão os editoriais da Gazeta do Povo que, na contramão da grande mídia, há pelo menos seis anos já denunciavam os abusos de Moraes, desde a instauração do inquérito das Fake News. A partir de então, o STF, personificado em Moraes, decidiu atropelar todas as garantias constitucionais e princípios elementares do processo penal, provocando a crise institucional que vive o país hoje.



