Em mais um desdobramento do caso Banco Master, o jornal Metrópoles divulgou uma suposta reunião entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro, na mansão do empresário, em 2025. A Corte, em seguida, negou o encontro e chamou a reportagem de “falsa e mentirosa”.
Na nota, a secretaria de comunicação do STF chamou a série de denúncias de um “padrão criminoso de ataques”. Em seguida, disse: “Essa reunião não ocorreu e, lamentavelmente, segue um padrão criminoso de ataques desqualificados contra os integrantes do Supremo Tribunal Federal”.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta terça-feira (27). Hoje participam do programa o professor da FGV Daniel Vargas, a cientista política Júlia Lucy e a advogada Anne Dias.
Lula e o encontro sigiloso com Vorcaro
O programa também vai abordar o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma reunião fora da agenda oficial da Presidência com o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, em dezembro de 2024. Além deles, também teriam participado da reunião o então presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.
Macron e Lula conversam
Outro tema do programa será a conversa entre Lula e o presidente Emmanuel Macron, da França, que condenaram nesta terça (27) a ação militar dos Estados Unidos que prendeu o ditador venezuelano Nicolás Maduro, no começo do ano. A condenação ocorreu durante uma ligação entre os dois líderes mais cedo. Segundo comunicado do Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de uma hora em que também falaram sobre o Conselho da Paz proposto pelo mandatário norte-americano, Donald Trump.
OMS monitora vírus na Índia
Ainda, os convidados vão falar a respeito do monitoramento pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a respeito do risco de expansão na Índia do vírus Nipah, um patógeno de alta letalidade para o qual não existe vacina nem tratamento antiviral específico até o momento. O assunto voltou à tona após a confirmação de dois casos no estado de Bengala Ocidental e a declaração de um alerta epidemiológico pelas autoridades indianas.



