O presidente do STF, ministro Edson Fachin, antecipou seu retorno a Brasília para discutir com colegas a crise de imagem do tribunal provocada por decisões no inquérito do Banco Master. O caso, relatado pelo ministro Dias Toffoli, vem gerando críticas internas e externas, principalmente da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República.
Fachin tem conversado com outros ministros sobre o episódio para buscar uma saída institucional e gerenciar os impactos negativos à imagem da corte. Ainda nesta terça-feira (20), ele seguirá para São Luís (MA) para se reunir com o ministro Flávio Dino.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta terça-feira (20). Hoje participam do programa o escritor Francisco Escorsim, a jornalista Anne Dias e o ex-procurador Deltan Dallagnol.
Nikolas Ferreira inicia passeata contra STF
O programa também irá abordar o ato do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que iniciou nesta segunda-feira (19) uma caminhada de aproximadamente 240 quilômetros até Brasília. A iniciativa, batizada de “Caminhada Pela Justiça e Liberdade”, foi anunciada pelo parlamentar como uma forma de protesto pacífico contra o que classifica como “arbitrariedades” no país.
Trump faz provocações em rede social
Também tema do programa de hoje está a série de publicações, feitas pelo presidente americano Donald Trump, nas redes sociais durante a madrugada desta terça-feira (20). Em uma delas, vazou uma mensagem de texto pessoal enviada por seu homólogo francês, Emmanuel Macron, na qual o líder europeu questiona o posicionamento americano sobre a Groenlândia.
Aliados de Bolsonaro preparam PEC
Ainda, os convidados vão falar a respeito da proposta de aliados de Jair Bolsonaro, que estão discutindo, dentro do Senado Federal, a elaboração de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), como reação ao STF. A nova lei aumentaria o número mínimo de votos exigidos para aprovar indicados à uma vaga na Corte.



