Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

Fracasso nas redes sociais explica pedido de Lula e Janja à China

O vazamento da conversa do casal Lula e Janja com o presidente chinês Xi Jinping, aconselhando-se sobre meios de regular as redes sociais, expôs a falta de apreço da esquerda com a liberdade de expressão no país.

Este é o tema do programa Última Análise desta segunda-feira (19), que terá como convidados o professor de Direito e Economia da FGV, Daniel Vargas, o ex-chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol e o especialista em relações internacionais Guilherme Kilter.

Se o teor da conversa vazada com Xi Jinping fosse relevante para fortalecer a liberdade e a democracia brasileiras, por que Lula ficaria furioso com a divulgação? A irritação de Lula, e de Janja, parece estar ligada a algo cada vez mais difícil de esconder: o uso da suposta necessidade de “regulação das redes sociais” para filtrar o debate público, eliminar vozes dissonantes, rotular críticas como desinformação e controlar o fluxo de informações nas plataformas digitais.

Regulação das redes terá consultor comunista chinês

Os números de seguidores, os likes, os engajamentos mostram que a esquerda não faz o mesmo sucesso que os conservadores na internet. A solução encontrada pelo casal petista foi pedir ao líder chinês que envie uma “pessoa de confiança” para orientar os “companheiros” brasileiros sobre como regulamentar as redes sociais. Regulamentar é o verbo usado, como eufemismo, para a intenção de moldar veículos de comunicação ou redes sociais para privilegiem só um tipo de discurso.

Em nome de suposta defesa da democracia, Lula e Janja pedem conselho e expertise justamente ao governo que mais censura e controla seus cidadãos no mundo. O país onde um post errado pode levar à prisão ou ao desaparecimento virou modelo e inspiração para os petistas. Assista ao Última Análise, que vai ao ar das 19h às 20h30, de segunda a quinta-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.