O aumento de tarifa em 50% sobre produtos brasileiros, determinado por Donald Trump, parece não ter sido levado a sério pelos poderosos de Brasília. Em vídeo provocativo, publicado neste domingo (13), Lula disse que vai levar uma jabuticaba para o republicano pois "a fruta deixa as pessoas de "bom humor". Já o ministro Alexandre Moraes, na sexta-feira (11), ignorando as críticas à sua atuação, emitiu uma ordem para bloquear conta vinculada ao comentarista Rodrigo Constantino, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
Além disso, o colega de Moraes, Luis Roberto Barroso, publicou no domingo (13) uma carta em que condena as declarações de Trump, que teria se basaeado em uma "compreensão imprecisa dos fatos". O ministro defendeu a atuação do Judiciário, citando episódios de supostos ataques à democracia, tentativas de atentados e ameaças contra ministros.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta segunda-feira (14). Participam da conversa de hoje o ex-procurador Deltan Dallagnol, o jurista André Marsiglia e o vereador Guilherme Kilter.
Governo organiza comitê contra Trump
Outro tema do programa será o comitê, montado pelo governo, que deverá fazer reuniões com setores empresariais mais atingidos pelas tarifas de Trump. O grupo ficará responsável por discutir possíveis respostas à sobretaxa. A expectativa é de que o comitê seja composto por, pelo menos, cinco ministros, e que também participem empresários de setores negativamente impactados pela taxação.



