Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

Lula x Trump: negociador escolhido por republicano frustra governo

O presidente americano Donald Trump escalou um representante de peso para negociar com Lula. Assim, a oposição celebrou, nesta segunda (6), a indicação do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para negociar as sanções aplicadas ao Brasil pelo republicano. O político foi indicado durante uma ligação entre os dois presidentes mais cedo, mantida em sigilo e divulgada somente após ter sido realizada.

Esta foi a primeira conversa de Lula e Trump desde que o norte-americano tomou posse do cargo, no começo deste ano. Apesar do governo brasileiro ver a ligação com um tom “positivo”, a oposição enxerga o contrário, já que Rubio é um seguidor das premissas de Trump e fortemente contra a atuação de governos autoritários na América Latina.

Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta segunda-feira (06). Participam do programa de hoje o ex-procurador Deltan Dallagnol, o economista José Pio Martins e o jurista André Marsiglia.

Professor da USP é preso nos EUA por disparos de chumbinho

O programa também irá abordar o caso do professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP), detido por policiais nos EUA, após disparar tiros de chumbinho perto de uma sinagoga em Boston, no estado de Massachusetts, na véspera do feriado de Yon Kippur, um dos mais sagrados para os judeus.

Carlos Portugal Gouvêa, de 43 anos, estava no país como professor visitante de Harvard, onde obteve um doutorado em 2008. Ele foi colocado em licença administrativa para apuração do caso, que ocorreu na última quarta-feira (1º), informou o porta-voz da instituição, Jeff Neal, ao New York Post.

A entrevista de José Dirceu

Também tema de debate será a entrevista do ex-ministro e forte aliado de Lula, José Dirceu. O mensaleiro reconheceu que o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é delicado e que ele não tem condições de ir para uma prisão comum para cumprir a pena. O político petista, que passou dois anos e três meses preso, está se reabilitando na política e pretende disputar o cargo de deputado federal por São Paulo no ano que vem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.