A Polícia Federal conseguiu quebrar a criptografia do celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e já acessou os dados do aparelho, que devem ser compartilhados com o STF e a Procuradoria-Geral da República (PGR). O empresário havia se recusado a fornecer a senha do dispositivo, que ainda possuía camadas extras de proteção, e a investigação busca esclarecer possíveis irregularidades envolvendo o banco e suspeitas de pressão sobre autoridades para evitar a liquidação da instituição financeira.
Os ministros do STF teriam sido alertados de que as conversas de Vorcaro vão respingar entre os membros da Corte. Assim, enquanto o Congresso Nacional se mobiliza para barrar uma CPMI, a Polícia Federal e parlamentares pressionam por uma apuração.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta segunda-feira (09). Hoje participam do programa o ex-procurador Deltan Dallagnol, o vereador Guilherme Kilter e a cientista política Fabiana Barroso.
Julia Zanatta recorre a Conselho de Ética
O programa vai falar a respeito da iniciativa da deputada federal Julia Zanatta (PL-SC), que recorreu ao Conselho de Ética da Presidência da República contra o ex-ministro Ricardo Lewandowski. A parlamentar afirma que “teria havido prestação de consultoria/serviços jurídicos vinculados ao Banco Master envolvendo Lewandowski, com valores expressivos, em período próximo e parcialmente concomitante ao exercício de cargo no alto escalão do Poder Executivo Federal”.
Vieira pede quebra de sigilo de irmãos de Toffoli
Outro tema será o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, que pediu a quebra de sigilos da empresa Maridt Participações, controlada por irmãos do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), por suspeitas de blindagem patrimonial ligada a fundos do liquidado Banco Master. O requerimento mira dados bancários, fiscais, telefônicos e telemáticos entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2026, além de relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Padre ameaça fiéis apoiadores de Nikolas
Os convidados também vão falar a respeito do padre da Diocese de Caratinga, em Minas Gerais, que ameaçou negar a Eucaristia — o sacramento central da fé católica — aos fiéis que apoiassem o posicionamento do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em relação ao vale gás. “Se você concorda com o Nikolas e não quer dar um botijão de gás para o pobre, por favor saia da igreja agora. Você não merece receber a Eucaristia”, afirmou o sacerdote.



