A troca pública de acusações e ameaças entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o empresário Elon Musk é o tema do programa Última Análise desta quinta-feira (5), que começa às 19h. Os comentaristas discutem ao vivo como escalou rapidamente nas redes sociais a confusão, que teria começado após críticas de Musk sobre o posicionamento de Trump em relação ao seu plano fiscal.
Em publicações na sua rede social Truth Social, Donald Trump afirmou ter dispensado Musk de seu governo, alegando que o empresário estava "ficando insuportável". Trump disse ainda que retirou de seu governo o que chamou de "mandato dos carros elétricos", uma medida que, em suas palavras, "obrigava todos os americanos a comprarem veículos elétricos".
A troca de farpas continuou com Trump sugerindo que a maneira mais fácil de economizar bilhões de dólares no orçamento público seria terminar com os subsídios e contratos governamentais destinados às empresas de Musk.
Elon Musk não demorou a responder, classificando as afirmações de Trump como mentiras "óbvias". No entanto, a réplica do empresário no X subiu o tom: "Hora de soltar a bomba de verdade: Donald Trump está nos arquivos de (Jeffrey) Epstein. Essa é a verdadeira razão de eles não terem sido tornados públicos".
Musk se refere ao caso do bilionário Jeffrey Epstein, detido em 2019 sob acusações de abuso de menores e tráfico sexual. Ele morreu no mesmo ano na prisão. Porém, em janeiro de 2024, veio a público uma primeira leva de documentos, antes confidenciais, revelando conexões entre Epstein e figuras influentes, como os ex-presidentes americanos Bill Clinton e Donald Trump, além do príncipe Andrew, do Reino Unido, mesmo sem indicação direta de crimes cometidos por eles.
Ele também lembrou Trump que, sem sua ajuda, o presidente teria perdido as eleições, mencionando ter investido pelo menos US$ 250 milhões na campanha.
O pano de fundo para o conflito é a polêmica envolvendo o projeto de lei fiscal apoiado por Trump em tramitação no Senado, que o empresário diz considerar "ultrajante e cheio de politicagem".
O embate entre duas personalidades globais de grande influência é um tema crucial para entender o cenário político e econômico atual dos EUA. E fica a pergunta: até onde deve escalar a briga e quais consequências pode gerar?
Acompanhe a discussão no programa Última Análise, ao vivo, a partir das 19h.



