Na tarde desta quarta-feira (09), o presidente Donald Trump anunciou aquilo que muitos viam apenas como ameaça. Em carta ao presidente Lula, o republicano divulgou que vai impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. "Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos", ele justifica, a partir de 1º de Agosto a cobrança passará a incidir.
Trump novamente defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro: "A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional", criticou.
Em seguida, o republicano ressalva que "não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo o possível para aprovar rapidamente, de forma profissional e rotineira".
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta quarta-feira (09). No programa de hoje, participam o jurista André Marsiglia, o ex-procurador Deltan Dallagnol e o escritor Francisco Escorsim.
Embaixada americana reforça apoio a Bolsonaro
Outro tema do programa será a nota que a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu em apoio a Bolsonaro e sua família, diante das recentes investigações e acusações que têm sido alvo. A declaração aumentou a tensão diplomática entre os dois países. O Itamaraty convocou o representante da Embaixada americana para prestar esclarecimentos a respeito.



