Das 41 assinaturas necessárias para o impeachment de Alexandre de Moraes, o Senado Federal já tem aproximadamente 40. Após a Lei Magnitsky e a controversa prisão de Jair Bolsonaro, estimulado pela pressão popular, o Congresso Nacional nunca esteve tão próximo de frear o arbítrio do ministro mais poderoso da República.
O protocolo do pedido de de impeachment, caso avance, exigirá que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), instale uma comissão especial para dar um parecer. Ainda que, publicamente, Gilmar Mendes diga que a Corte está unida em torno de Moraes, tudo indica que ele está cada vez mais isolado.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta quarta-feira (06). No programa de hoje, participam o jurista André Marsiglia, o jornalista Rafael Fontana e o escritor Francisco Escorsim.
Lula aciona OMC contra Trump
Outro tema do programa será a nova investida de Lula contra o presidente republicano. Desta vez, o petista informou que foi à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o tarifaço de 50%, imposto às mercadorias brasileiras. O ato ocorreu no mesmo dia em que a sobretaxa entrou em vigor e em meio às negociações para que mais produtos sejam retirados da lista – são aproximadamente 700 de fora até o momento.
À OMC, o governo afirmou que os Estados Unidos “violam flagrantemente” os compromissos que assumiram na organização, como o “princípio da nação mais favorecida e os tetos tarifários negociados no âmbito daquela organização”.



