O presidente dos EUA, Donald Trump, elevou o tom contra o regime do Irã nesta terça-feira (13) ao anunciar que cancelou todos os canais de diálogo com as autoridades daquele país. O número de mortos nas últimas semanas foi atualizado para cerca de dois mil, de acordo com dados oficiais.
Já o governo Lula (PT) lamentou nesta terça-feira (13) as mortes em decorrência dos protestos no Irã e defendeu a soberania do país diante da possível intervenção dos Estados Unidos. Em nota, o Itamaraty afirmou que “cabe apenas aos iranianos decidir, de maneira soberana, sobre o futuro de seu país”.
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta terça-feira (13). Hoje participam do programa o escritor Francisco Escorsim, a advogada Fabiana Barroso e a cientista política Júlia Lucy.
Haddad se pronuncia sobre Banco Master
O programa também irá tratar da declaração de ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), que comentou nesta terça-feira (13) o caso do Banco Master. Segundo o petista, o episódio pode vir a ser considerado "a maior fraude bancária" da história do país. Ele declarou, ainda, que tem mantido conversas regulares com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e com o do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, a respeito do tema.
Lula nomeia ministro da Justiça
Os convidados vão analisar a escolha do presidente Lula que, nesta terça-feira (13), indicou o nome de Wellington César Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. O jurista tem bom trânsito com o presidente e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Hugo Motta propõe voto distrital
Também será tema do programa a proposta do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que vem tentando retomar ao longo de seu mandato o debate sobre a implementação do voto distrital misto no Brasil. Trata-se de uma nova forma de eleger deputados federais, estaduais e vereadores, na qual o eleitor votaria duas vezes: para escolher um representante de sua região e um representante de seu partido de preferência (entenda melhor na segunda parte desta reportagem).



