O programa “Última Análise”, da Gazeta do Povo, apresenta nesta terça (8) uma conversa sobre a controversa atuação de Donald Trump na economia e na política. O tema é espinhoso e o debate promete. Você não pode perder.
Apresentado por Marcos Tosi, o “Última Análise” conta com comentários de Paulo Polzonoff Jr., André Marsiglia, Leandro Narloch e Daniel Vargas.
Chacrinha
O programa começa com uma frase do icônico apresentador Chacrinha – “Não vim para explicar, vim para confundir” – para ilustrar o impacto dos primeiros 90 dias do segundo mandato de Donald Trump, que tem de fato confundindo muita gente.
Eleito como conservador e direitista, em reação a um sistema visto por muitos como corrompido e influenciado por ideologias progressistas e de esquerda, Trump já se desentendeu com diversos setores. O programa destaca algumas de suas medidas mais polêmicas, como o fim da USAID, com o apoio de Elon Musk, o desejo de anexar a Groenlândia aos Estados Unidos e principalmente o tarifaço, que prioriza o protecionismo em detrimento do livre-mercado, um dos pilares do american way of life.
Mentalidade antiliberal
Os participantes do “Última Análise” também exploram a possível ascensão de uma mentalidade antiliberal na direita e se Trump acreditaria que o liberalismo econômico causou a desordem moral no mundo. Outro ponto de discussão é se Trump estaria ignorando o bem comum em favor do que ele considera o bem-estar americano. O programa também levanta a hipótese de o “tarifaço agressivo” ser uma técnica de negociação, questionando se é possível governar um país como se administra um negócio.
Num exercício de futurologia, os comentaristas discutem as possíveis consequências dessas medidas. O programa também aborda a postura antiamericana do governo Lula e a relação do Brasil com os BRICS, questionando se o país precisa escolher entre esse bloco e os Estados Unidos. As contradições nas ações de Trump – enxugando o Estado de um lado e adotando medidas protecionistas antiliberais de outro – também são tema de debate.



