O caso do ex-assessor de Jair Bolsonaro, Filipe G. Martins, segue complicando a vida das autoridades brasileiras e, agora, até o FBI poderá se envolver. Um artigo da colunista Mary Anastasia O'Grady, publicado neste domingo (19) pelo jornal The Wall Street Journal, levanta abertamente a hipótese de que o sistema da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (Customs and Border Protection ou CBP, na sigla em inglês) pode ter sido alvo de uma invasão de autoridades brasileiras.
A suspeita está relacionada ao caso de Martins, preso no Brasil com base em documentos considerados falsos pelo próprio CBP. Segundo o jornal, "o caso tem todas as características de uma possível infiltração estrangeira dentro do CBP".
Este será o ponto de partida do programa Última Análise desta segunda-feira (20). Participam do programa de hoje o ex-procurador Deltan Dallagnol, o professor da FGV Daniel Vargas e o ex-juiz de Direito Adriano Soares da Costa.
Direita vence na Bolívia
O programa também irá abordar as recentes eleições na Bolívia, que elegeram o herdeiro político do ex-presidente Jaime Paz Zamora (1989-1993), o senador de centro-direita Rodrigo Paz Pereira. O candidato fez história neste domingo (19) ao vencer as eleições presidenciais da Bolívia, encerrando quase 20 anos de socialismo no país.
O filho do ex-presidente Zamora venceu o inédito segundo turno presidencial ao derrotar o ex-presidente Jorge Tuto Quiroga (2001-2002). Sua vitória foi impulsionada pelo voto popular e pela promessa de promover o "capitalismo para todos", seu plano de governo que visa a formalização de pequenas empresas e a recuperação da confiança da população na economia, em meio a uma grave crise nacional.
Lula quer aproximação com evangélicos
Outro tema será a confissão, por parte de Lula, de que a esquerda tem dificuldades em dialogar com o público evangélico. O petista afirmou que é preciso “fazer as coisas diferente” para 2026, ano em que deve disputar a reeleição. Lula tem um alto grau de rejeição desta denominação religiosa, fortemente favorável a Bolsonaro.



