Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Consultas públicas

0,75% da população participou

Participaram da consulta pública realizada pela prefeitura 12.737 curitibanos (3.257 nas reuniões nas Ruas da Cidadania e 9.480 pela internet). Embora eles representem apenas 0,75% dos 1,7 milhão de moradores da cidade, o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, considera que a consulta obteve uma boa amostra estatística da população. Além disso, pondera o secretário, muitas pessoas que participaram das reuniões eram líderes comunitários, que representavam uma parcela bem maior de curitibanos.

"O importante é que nós iniciamos esse processo para ouvir a população", diz Sebastiani. Segundo ele, para o ano que vem a prefeitura já estuda ofertar novas formas de consulta aos curitibanos para elaborar o orçamento. O secretário afirma que uma das idéias é distribuir os formulários que estavam à disposição nas Ruas da Cidadania em outros pontos da cidade.

O vereador André Passos, líder do PT na Câmara Municipal, participou de uma das reuniões e afirma que o ideal seria que, nas consultas, a população pudesse ter algum poder para decidir sobre investimentos específicos na cidade. Para ele, a consulta dá apenas uma noção genérica do que a população quer (saúde, segurança, educação), sem indicar projetos específicos em cada uma das áreas prioritárias. "Ainda está muito longe de um orçamento participativo", diz Passos. (FM)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.