
Os 14.087 candidatos classificados para a segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizam neste domingo e na próxima segunda-feira os exames finais. Nos dois dias, os portões em 11 locais de prova de Curitiba e Palotina serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30. No domingo serão aplicadas as provas de Compreensão e Produção de Textos com cinco questões discursivas que devem ser respondidas em até quatro horas e trinta minutos. Somadas, as questões totalizam 60 pontos.
Na segunda-feira é a vez das provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia. Candidatos de 19 cursos farão duas dessas provas, enquanto vestibulandos que disputam vagas por outros 12 cursos realizarão apenas uma delas. Candidatos de Design e Arquitetura farão prova de habilidade específica neste dia.
Ao todo, serão 9,8 mil estudantes os participantes do segundo dia de provas. De acordo com a UFPR, vestibulandos que concorrem por outros 29 cursos não precisam fazer prova específica.
Em Curitiba, a maior concentração de candidatos será no câmpus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que receberá 4.024 estudantes. No Centro Politécnico da UFPR farão prova 3.317 candidatos e no câmpus Jardim Botânico da UFPR, 1.165.
Também haverá provas na Reitoria, no Setor de Ciências da Saúde e no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, além dos colégios estaduais Xavier da Silva, Júlia Vanderley e Paulo Leminski. Em Palotina as provas ocorrem no câmpus da universidade.
A UFPR oferta 4,5 mil vagas em 104 cursos. Outras 1.596 vagas são reservadas para o processo do Sistema Unificado do Governo Federal (Sisu), que ocorre em janeiro. Os estudantes que fizeram o Enem escolhem vagas nas universidades participantes do processo. O resultado será divulgado até 10 de janeiro de 2014.



