Cerca de 140 mil notificações de infrações do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) foram devolvidas pelos Correios neste ano por mudança de endereço do destinatário, falta de complemento ou número da residência ou CEP incorreto. Por este motivo, o Detran alerta os condutores para manter atualizado o cadastro, que pode ser feito nas unidades do Detran ou via internet.
Por conta dos endereços desatualizados no cadastro do Detran, cerca de 53 mil cartas de licenciamento foram devolvidas no ano passado. De acordo com o coordenador de habilitação do Detran, Larson Orlando, os documentos são acompanhados de um aviso de recebimento e é preciso que um morador confirme a entrega. "Caso contrário, o carteiro faz mais três tentativas e devolve para a retirada na agência postal", afirmou Orlando. No final de cada ano, o que fica nas agências dos Correios volta para o órgão de trânsito.
Além das cartas de licenciamento e notificações de infrações, o Detran envia pelos Correios documentos solicitados pela Internet do sistema Detran Fácil, cartas da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de outros avisos. Para a renovação da CNH, é necessário o recebimento da correspondência com o código para agendar o exame médico via Internet. Sem este código, o condutor não consegue fazer o procedimento online e terá que comparecer a uma unidade do departamento. Serviço
Para atualizar o endereço via internet, o condutor precisa entrar no site do Detran. Na página principal deve clicar no link "Motorista" ou "Veículo" e depois no link "Atualize o seu endereço". O motorista que é proprietário de um veículo precisa fazer duas alterações de endereço, uma para a habilitação e outra para o veículo.
Após todo o procedimento, é preciso imprimir e preencher o formulário correspondente, anexar uma cópia do comprovante de endereço, do documento de identificação (e do certificado de registro do veículo no caso de atualização dos dados do veículo) e enviar pelos Correios como correspondência registrada.



