Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Marco 334

17 pessoas são presas por contrabando de cigarros paraguaios

A operação tem o objetivo de desarticular organizações criminosas que operavam na divisa entre o Brasil e o Paraguai

A Polícia Federal prendeu 17 pessoas nesta quarta-feira (14) durante a Operação Marco 334. Todos são acusados de pertencer a uma das cinco quadrilhas ligadas ao contrabando de cigarros paraguaios. A operação tem o objetivo de desarticular essas organizações criminosas que operavam na divisa entre o Brasil e o Paraguai atuando no contrabando de cigarros para os Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

Participaram da operação 169 policiais federais, que cumprem 37 mandados de busca e apreensão, 26 mandados de prisão preventiva e 10 de condução coercitiva nas cidades de Campo Grande, Naviraí, Dourados, Mundo Novo, Eldorado, Sete Quedas, Três Lagoas, Itaquiraí, Itaporã, Caarapó e Guaíra, no Estado do Paraná.

A Justiça Federal determinou o sequestro de 81 contas bancárias utilizadas para movimentar os valores gerados com o contrabando de cigarro e outras mercadorias, além dos imóveis registrados em nome de 31 dos investigados. Além de cigarro, as quadrilhas comercializavam armas, munições, medicamentos, eletrônicos, pneus e agrotóxicos.

Além dos valores em contas bancárias dos investigados, a PF também apreendeu 21 veículos, 6 caminhões, um reboque, uma lancha e quatro motocicletas. Entre os objetos da apreensão também estão celulares, rádios de comunicação e computadores. Segundo a Polícia Federal, o total em dinheiro que estava em poder dos presos chega a R$ 205 mil.

De acordo com a Polícia Federal do estado do Mato Grosso do Sul, um dos 17 presos é um policial militar. Na residência do policial, na cidade de Eldolrado (MS), foram encontrados R$ 100 mil.

As apreensões de cigarro paraguaio efetuadas pela delegacia de Polícia Federal de Naviraí remontam a 31 milhões de maços nos anos de 2009 e 2010, com 106 pessoas presas. Do início de 2011 até hoje foram apreendidos 10 milhões de maços.

Paraná

No Paraná, de acordo com a PF do Mato Grosso do Sul, foram executados somente mandados de busca e apreensão em Guaira, no Noroeste, e não houve prisões no estado. A Polícia Federal de Naviraí não tinha informações sobre a valores e objetos apreendidos no estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.