De um total de 729 mil crianças, menores de 5 anos, em todo o Paraná, aproximadamente 38% receberam a segunda dose da vacinação contra poliomielite, conhecida como paralisia infantil, segundo dados parciais divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) às 17h deste sábado (13). A porcentagem representa 280 mil vacinas distribuídas desde as 8h da manhã, quando a campanha teve início.
Durante o dia, segundo a avaliação preliminar, a campanha de vacinação contra o sarampo atingiu 281 mil crianças de 1 a 6 anos em todo o Paraná, número que corresponde a quase 32% da meta da Sesa de aplicar 880 mil doses. A vacina aplicada, tríplice viral, também previne o contágio de rubéola e caxumba.
As campanhas ocorreram simultaneamente neste sábado, das 8h às 17h. A vacinação contra pólio ocorreu apenas nessa data, enquanto a prevenção do sarampo se estende até o próximo dia 16 de setembro. A meta é vacinar 95% das crianças nas duas campanhas, índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.
As duas doenças foram erradicadas do Brasil, mas as crianças podem contrair a doença em outros países. De acordo com a Sesa, não há registros de casos autóctones em território nacional (transmissão dentro do País) desde 2001. O Ministério da Saúde, entretanto, registrou 10 casos em 2011 importados da Europa.
No caso da paralisia infantil, erradicada na década de 80, ainda há casos da doença em territórios da África e Ásia. Na campanha anterior contra a doença, realizada em junho, o Paraná vacinou 100% das crianças, segundo a Sesa.



