Dez presos que estavam na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de Curitiba foram transferidos para o Centro de Triagem II, em Piraquara, na região metropolitana da capital, na sexta-feira (17). O grupo completa um contingente de 42 detentos retirados do local desde o início do mês, após uma série de tentativas de rebelião, fugas e vistorias realizadas na delegacia.
A DFRV, que tem capacidade para abrigar 50 presos em 16 celas, estava, no início de agosto, com 180 presos, dentre eles muitos que já deveriam ter sido transferidos para a penitenciária em Piraquara, pois já tinham pena decretada. Após uma vistoria realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), 32 detentos foram transferidos para Piraquara.
Além da vistoria da OAB-PR, outras duas inspeções foram feitas na delegacia no início de agosto: uma pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e outra pela Comissão Permanente de Direitos Humanos (Coped).
Fugas e rebeliões
A DFRV registrou duas tentativas de rebelião entre os presos, uma no dia 31 de julho e outra em 1° de agosto. Depois dos casos, no dia 4 de agosto três homens fugiram da delegacia e usaram um carro, que estava estacionado no pátio do local, para a fuga. Em 7 de agosto, um caso inusitado envolveu outros dois presos, que tentaram deixam a delegacia dentro de sacos de lixo, mas foram pegos por policiais civis.



