Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chuvas

450 pessoas foram afetadas por enxurrada em General Carneiro

O volume de chuva deste sábado (15) que causou a enchente corresponde a 88% de todo mês de janeiro

Pelo menos 450 pessoas foram afetadas por enchente neste último sábado (15) em General Carneiro, Sul do estado, segundo estimativa levantada pela Defesa Civil no início desta tarde de segunda-feira (17).

Foram 132 mm de chuvas na região somente no sábado, o que corresponde a 88% do volume de chuvas do mês de janeiro no local, segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar. A estimativa da Defesa Civil prevê que pelo menos 35 casas entre residências e comércio foram afetadas pela chuva em vários pontos da cidade. Com toda esta quantidade de chuva, a altura do Rio Torino, localizado no bairro Planalto, subiu 70 centímetros, o que ocasionou alagamento de casas ao redor.

Além do Planalto, bairros como Monte Castelo, Ouro Verde, Santos Anjos e parte do Centro tiveram danificações na rede de água, energia elétrica, sistema de telefonia e sinal de televisão. Apesar destes problemas, as chuvas não causaram grandes prejuízos para a maioria dos afetados, somente muita sujeira.

A principal causa da enxurrada foi o entupimento de bueiros em alguns pontos da cidade. O alagamento não é o primeiro ocasionado na cidade. Desde 2003 General Carneiro vem sofrendo com enxurradas durante o verão. Segundo informações da prefeitura, há um projeto sendo elaborado para tentar solucionar ou ao menos amenizar os problemas gerados pela chuva. Casos de indenizações e o remanejamento de pelo menos oito casas que estão sendo estudados e serão feitos até a metade deste ano.

Casos graves

Numa pizzaria localizada no Centro a água invadiu a cozinha, área de serviço e parte da casa dos proprietários, mas não houve perdas materiais. O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo dos Tropeiros teve uma das paredes danificadas pela chuva e vento. No bairro São João 10 residências foram danificadas pelo vendaval. Os moradores receberam lonas para proteger as casas que foram distribuídas pelo Corpo de Bombeiros Comunitário.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.