Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

5 milhões de crianças têm doença mental

Estimativa é feita a partir de estudo da Associação de Psiquiatria, que revela também precariedade no atendimento

Acompanhe os resultados da pesquisa sobre a saúde mental dos brasileiros |
Acompanhe os resultados da pesquisa sobre a saúde mental dos brasileiros (Foto: )

Um em cada oito crianças ou adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos, apresenta sintomas de transtornos mentais que exigem tratamento ou auxílio especializado. Isto significa dizer que 5 milhões de brasileiros nesta faixa-etária sofrem de doenças mentais. Está é a conclusão da pesquisa sobre a saúde mental da criança e do adolescente brasileiros feita pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Instituto Ibope.

O dado não surpreende, mas é preocupante, segundo Tatiana Moya Martins, psiquiatra especialista em infância e adolescência e coordenadora da pesquisa. "A saúde mental infantil é importante porque pode interferir no desenvolvimento da criança e na formação do adulto. Um transtorno mental não tratado pode se transformar em doença crônica e de difícil tratamento na idade adulta", explica.

O presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatra, Marco Antônio Bessa, concorda: "Em qualquer tipo de doença, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico." O estudo não revelou dados regionais, mas mostrou a prevalência dos sintomas de transtornos mentais mais comuns na infância e na adolescência, como hiperatividade, desatenção, transtorno de aprendizagem, transtorno de comportamento, dificuldade de compreensão, atraso em relação a outras crianças, depressão, uso de álcool e drogas e transtornos de ansiedade.

A pesquisa revelou também que o atendimento ao problema no Brasil deixa a desejar. De acordo com o levantamento, 12,6% das mães relataram ter filhos com sintomas de transtornos mentais ao ponto de necessitar de ajuda especializada. "Este não é um indicador perfeito, mas o fato de o filho ter sintoma que fez com que a mãe procurasse ajuda significa que é bem provável que exista o transtorno mental", analisa Tatiana. "Quando os pais levam ao médico é porque o sintoma é expressivo. Ainda mais no Brasil, onde não se tem a cultura de se buscar o psiquiatra."

Entre as mães que procuraram ajuda para seus filhos, 28,9% não tiveram sucesso: não conseguiram ou não tiveram acesso ao atendimento público. Outras 46,7% conseguiram atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 24,2% tiveram de recorrer ao convênio ou profissional particular.

A dificuldade de encontrar atendimento público pode ser explicada pela falta de Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi). Em todo o país, são apenas 264 unidades. Na Região Sul são 47. Destas, apenas sete são no Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. Para atender a demanda de 5 milhões de crianças e adolescentes brasileiros que têm sintomas de transtornos mentais seria necessário que cada Capsi atendesse 19 mil pacientes. Segundo a ABP, entretanto, cada unidade atende, em média, 240.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.