Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

53% dos curitibanos se protegem dos raios solares

Segundo pesquisa, mulheres são duas vezes mais precavidas ao sol que os homens

Um estudo feito todo ano pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do país revela que 53% dos curitibanos aplicam filtro solar ou usam chapéus, sombrinhas ou roupas adequadas para evitar a exposição aos raios solares. Este dado faz parte do Perfil dos Fatores de Risco para Doenças e Agravos Não Transmissíveis em Curitiba, feito pela Secretaria Municipal da Saúde por meio do Vigitel 2009.

A pesquisa entrevistou 2.014 curitibanos de todos os níveis sócio-econômicos da cidade, amostragem que corresponde à realidade da capital. Segundo a pesquisa, 67,2% das mulheres se protegem aos raios solares, duas vezes mais que os homens.

Com a avaliação dos dados da pesquisa percebe-se que os mais velhos são mais cuidadosos com a pele em relação aos jovens: 57,2% de idosos (acima de 65 anos)se protegem do sol contra 47,6% das pessoas entre 18 e 24 anos. Comparando com o nível de escolaridade as diferenças se tornam maiores: 45,8% para quem tem até o nível Fundamental e 62,9% para quem tem de Ensino Médio completo para frente.

Prevenção

Segundo a Coordenação de Diagnóstico em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, os cuidados com a pele devem ser feitos durante o ano todo, em especial no verão, quando as pessoas passam mais tempo em exposição ao sol. O câncer de pele é o mais comum dos tipos de câncer em Curitiba, perdendo somente para o câncer de mama e de próstata, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Em 2009 a capital do estado registrou 42 mortes relacionadas ao câncer de pele, cerca de 0,2 caso por 10 mil habitantes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.