
Em dois meses e meio, 700 idosos se cadastraram na Urbs (Urbanização de Curitiba (S/A) para poderem usar vagas especiais do EstaR (Estacionamento Regulamentado). Outras 191 pessoas fizeram cadastro para o uso de vagas para portadores de deficiência. Desde o dia 27 de agosto a Urbs está fazendo o cadastramento. Serão delimitadas 409 vagas para idosos e 164 para portadores de deficiência nas ruas de Curitiba. Mesmo com a inscrição na Urbs, os motoristas terão que pagar o valor do EstaR. A intenção é proibir que outros condutores estacionem nas vagas especiais. O cadastramento de pessoas com direito às vagas especiais não tem prazo para ser feito.
A partir do dia 1.º de dezembro, no entanto, começará a valer o cadastro, e apenas carros que tiverem a credencial fornecida pela Urbs poderão estacionar nas vagas especiais. Quem não possuir o sistema no carro será multado, levará uma infração leve, de três pontos na carteira e terá que pagar R$ 53,20. A vagaespecial é assegurada por lei federal. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamento sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência. Segundo a Urbs, Curitiba tem atualmente cerca de 8 mil vagas de EstaR.
O cadastro para credenciamento poderá ser feito pela internet (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) para deixar o atendimento mais rápido. Uma vez preenchido o cadastro, que fica na parte inferior do site, abaixo de avisos, a Urbs agendará por e-mail ou divulgará no próprio site a data em que o idoso ou portador de deficiência deverá comparecer para autenticação da documentação e retirada da credencial. O atendimento é feito das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h pela Área de Fiscalização de Trânsito, Unidade de Estacionamento Regulamentado.
A credencial deverá ser deixada no painel do carro, com frente voltada para cima e ser apresentada sempre que solicitado pela fiscalização. A credencial garante a vaga, mas não libera o usuário do pagamento do EstaR. Mesmo com a credencial no painel, é necessário o cartão do EstaR, que custa R$ 1 a hora.
Quem deve fazer
Têm direito à credencial pessoas com 60 anos de idade ou mais, portadores de deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção.
Quando for à Urbs, o motorista deve levar a Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação e conta de luz, ou de telefone, IPTU ou correspondência simples em nome do credenciado e que contenha o CEP da rua. Portadores de deficiência precisarão apresentar também uma declaração médica atualizada, ou laudo médico do Detran caso o credenciado seja o motorista do veículo.
Serviço
O atendimento na Urbs é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Quem tem direito: idosos com 60 anos ou mais, portadores de deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção.
A Urbs fica no prédio central da Rodoferroviária, na Av. Affonso Camargo, 330.



