• Carregando...
| Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto:

Para um em cada cinco brasileiros, andar a pé é a principal maneira de se deslocar diariamente na cidade, seja para o trabalho, escola ou outra atividade. Os dados estão na pesquisa divulgada nesta quarta (14) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 8 de setembro, com 2.002 pessoas em 142 municípios.

A caminhada, eleita por 22% dos entrevistados, é escolhida por quatro fatores principais: a locomoção é mais rápida, a distância percorrida é curta, é um meio saudável e pode ser a única opção. Entre os “caminhantes”, 60% afirmam que levam menos de 30 minutos para seus deslocamentos rotineiros.

Ao analisar os modais escolhidos e o tempo de deslocamento, saem em desvantagem os usuários de ônibus. A pesquisa aponta que o transporte coletivo é a opção de 24% dos entrevistados. Entre os usuários desse meio de transporte, 56% levam entre meia hora e duas horas para chegar ao destino. Outros 15% dos usuários de ônibus demoram entre duas e mais de três horas.

José Augusto Fernandes, diretor de Políticas e Estratégia da CNI, afirma que o trânsito afeta a produtividade do trabalhador e, consequentemente, a competitividade da indústria. “O principal efeito é o atraso, tanto dos trabalhadores quanto do fluxo de bens. Além disso, os trabalhadores chegam cansados, o que eleva o estresse e reduz a qualidade de vida.”

Os outros meios de locomoção mais citados pelos entrevistados foram o carro da família (19%), motocicleta (10%), ônibus/van fretados (9% ) e bicicleta (7%).

A escolha do meio de transporte varia de acordo com a renda. Quase metade das pessoas com renda superior a cinco salários mínimos usa o carro próprio para se locomover. A caminhada é a opção de 12% e o transporte coletivo, de 16%. Na outra ponta, entre quem recebe até um salário mínimo, apenas 3% usam carro.

Embora muito utilizado por todas as faixas de renda, o transporte coletivo é o modal mais criticado por todos. Os principais problemas são capilaridade e frequência (não chegar a todos os lugares ou apresentar poucas linhas), com 26% , lentidão (24%), preço (10%) e o fato de serem desconfortáveis (8%).

Pesquisa CNI Mobilidade

Passo a passo

A caminhada é o segundo meio de transporte mais usado pelo brasileiro - não perde para o transporte coletivo, conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias. O carro, no entanto, é a opção preferencial de quem ganha mais. Confira:

Infográfico - meios utilizados

Fonte: Confederação Nacional das Indústrias. Metodologia: pesquisa realizada entre os dias 5 e 8 de setembro de 2014, com 2.002 pessoas em 142 municí­pios do Brasil. Infografia: Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]