Nova York - Há muito tempo, a montanha rochosa de Bugarach, situada no sul da França, atrai pessoas que gostam de fazer caminhadas e amantes da natureza que passeiam por suas suaves inclinações na esperança de encontrar espécies raras de orquídeas. Porém, nos últimos anos, a beleza mística e o isolamento da montanha têm atraído uma variação menos comum de visitantes. Eles são chamados de "esotéricos" pelos moradores da região por irem até o local por acreditarem que o fim do mundo será (não se esqueça de anotar no calendário) no dia 21 de dezembro de 2012.
Com 1.230 metros de altitude, o Pico de Bugarach é o ponto mais alto da região de Corbières e está localizado em uma das áreas mais pobres e menos povoadas da França. Em dezembro, o prefeito de Bugarach, uma pequena vila ao pé da montanha no distrito de Aude, alertou autoridades locais depois de ter lido em fóruns de discussão na internet que crentes no apocalipse planejam se refugiar na localidade em 2012."Alguns sites americanos vendiam bilhetes para cá", disse o prefeito Jean-Pierre Delord. "Somos 200 habitantes. Não queremos 2 mil, 3 mil utópicos aparecendo em Bugarach", completou.
Sites franceses e internacionais dedicados ao apocalipse alegam que a montanha de Bugarach é um local sagrado que irá protegê-los do fim do mundo. Alguns até creem que, no dia do juízo final, quem estiver lá desaparecerá obra de um grupo de alienígenas que mora sob a montanha. A data em questão condiz ao dia em que um ciclo de 5.125 anos do calendário maia supostamente se encerra.
Reservas em hotel
Sigrid Benard, dona de uma hospedaria local que oferece quartos apenas no verão, disse ter recebido inúmeras ligações de pessoas que queriam reservar quartos do começo de dezembro de 2012 até o final de janeiro do ano seguinte época de inverno no hemisfério norte. "As pessoas sabem que eu fecho no inverno", disse Sigrid. "Mas essas pessoas disseram que queriam vir três semanas antes do apocalipse, reservando também a semana seguinte, para ver o que acontece".
Muitos habitantes locais, incluindo o prefeito, não querem ver Bugarach se transformar num porto seguro para pessoas que ele chama de "lunáticos que acreditam no apocalipse". Eles relatam que a vila tem atraído um número crescente de "esotéricos", que se estabeleceram em Bugarach nos últimos 10 anos atraídos pela tranquilidade, baixo valor dos imóveis e história da região. "Essas pessoas pertencem a um círculo New Age de influência", disse Delord. "Hoje elas constroem pousadas e organizam terapias coletivas."
Um dos esotéricos é um ex-professor chamado Jean. Trata-se de um novo hippie. Ele se estabeleceu recentemente em uma cabana na floresta perto de Bugarach, na esperança de construir o que ele chama de "civilização do coração". "O apocalipse em que acreditamos é o fim de certo mundo e o começo de outro, um novo mundo espiritual", disse Jean, recusando-se a informar o sobrenome devido à crescente controvérsia local. "O ano 2012 é o fim de um ciclo de sofrimento", continuou.
Tesouros escondidos
Segundo o ex-professor, Bugarach é "um dos grandes chakras da terra, um local dedicado a receber as energias do amanhã". Para outras pessoas em toda a França, Bugarach não é apenas uma vila singular com uma montanha. Bugarach e redondezas ainda trazem traços significativos de seitas e ordens religiosas medievais. A alguns quilômetros dali está a vila de Rennes-le-Chateau, cujos supostos tesouros escondidos inspiraram muitos escritores internacionais, incluindo Dan Brown, autor de O Código Da Vinci.
A montanha de Bugarach também teria inspirado o autor francês Júlio Verne em Jornada ao Centro da Terra, além de cineastas americanos como Steven Spielberg em Contatos Imediatos de Terceiro Grau.
O Pico de Bugarach há muito tempo é chamado de "montanha sagrada". Geólogos afirmam que, logo depois que a montanha foi formada, ela explodiu e o topo veio abaixo. Relatórios que circulam na internet sugerem que muitas vezes há um halo de nuvens em forma de espaçonave ao redor da montanha e que os aviões nunca voam acima do pico devido a supostas ondas magnéticas. "As pessoas constroem todo um mito ao redor do magnetismo da montanha", afirmou o empresário aposentado Jean-Luc Lamotte, 60 anos, que possui uma casa nas redondezas.
O prefeito Delord está tentando descobrir como reduzir o fluxo desses visitantes para a região, especialmente com a proximidade do suposto apocalipse. Num país onde o governo lista pelo menos 30 movimentos que pregam a data como o fim do mundo, as preocupações do prefeito são justificáveis. "Se acontecer como no filme do Spielberg [em que centenas de pessoas rumam a uma montanha para se encontrar com alienígenas], será preciso chamar o exército", explicou Delord.
Tradução: Christian Schwart
* * *
Interatividade:
O que você acha dessa peregrinação à montanha de Bugarach?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.



