Quando 2014 começou a professora Adriane Mai, da Escola Municipal Gunther Urban, em Campo do Tenente – na Região Metropolitana de Curitiba –, percebeu que o momento era ideal para trabalhar política e incentivar a cidadania da turma de 27 alunos do 5º ano, na qual dava aulas.
A relação com o momento eleitoral vivido pelo país – com eleição para presidente, governador, senador, deputado estadual e federal – parecia a oportunidade perfeita de levar o assunto à sala. Adriane não apenas fez isso, como envolveu mais de 200 outros estudantes e levou os resultados da iniciativa para além dos muros da escola.
Com o projeto Pequeno Cidadão – Aprendendo na sociedade em que vivemos para transformar o mundo, a educadora utilizou as reportagens da Gazeta do Povo sobre o assunto a fim de, como ela mesma define, “demonstrar que todo cidadão pode atuar efetivamente na defesa dos interesses sociais”.
Em aula, as crianças entenderam as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e compreenderam os direitos que detinham de cobrar das autoridades. Fora dela, viveram a experiência de entrevistar um vereador do município, na visita que fizeram à Câmara dos Vereadores de Campo do Tenente.
Pouco depois, foi o prefeito do município quem recebeu a turma e respondeu questionamentos sobre políticas públicas, saúde e educação. O contato rendeu e, em duas semanas, funcionários da prefeitura estavam em frente à escola, pintando uma faixa de pedestre importante para a comunidade.



