• Carregando...
 | /
| Foto: /

Centros acadêmicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) emitiram, na quinta-feira (11), um alerta por causa de congresso da Frente Nacionalista – grupo de raiz fascista –, que será realizado neste fim de semana, na região metropolitana de Curitiba. Na internet, circulam relatos de que uma estudante de direito e dois haitianos teriam sido perseguidos e que moradores de rua teriam sofrido agressões. O temor dos universitários é de que ataques ocorram ao longo do fim de semana.

O Diretório Central de Estudantes informou que membro da Frente Nacionalista foram vistos “em grande número” nos arredores da reitoria da UFPR, no Alto da Rua XV, em Curitiba. “Todo cuidado é pouco! Andem em grupos e evitem ficar até tarde na rua”, destaca o alerta. O Centro Acadêmico Hugo Simas, ligado ao curso de direito, acrescentou que uma universitária foi perseguida pelo grupo nacionalista. Os universitários criaram um endereço eletrônico para receber, por e-mail, denúncias relacionadas aos integralistas.

O congresso da Frente Nacionalista deve ocorrer no sábado (12), em uma chácara de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. O grupo é inspirado nas políticas fascistas do italiano Benito Mussolini e nos ideais integralistas do brasileiro Plínio Salgado. Os organizadores estimam que mais de mil pessoas participem do evento, que vai contar ainda com a apresentação de bandas que tenham afinidade a esta ideologia. Recentemente, a Frente Nacionalista selou aliança com o grupo skinkead Carecas do ABC.

Pouco depois da confirmação do evento na região de Curitiba, o site da Frente Nacionalista saiu do ar. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Grupo Dignidade, junto com a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) manifestaram preocupação com a realização do encontro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]