Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Perigo

Acidente em rede elétrica matou 317

 | Brunno Covello/ Gazeta do Povo
(Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo)

O Brasil registrou no ano passado 841 acidentes na rede elétrica. Desse número, 317 resultaram na morte do acidentado, informou ontem a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica). No ano anterior, houve 830 acidentes do tipo, que resultaram em 297 mortes. O principal motivo de acidentes, responsável por 31,8% das mortes na rede elétrica, foi a construção civil. Foram 101 mortes por contato com a rede elétrica em canteiros de obra.

Os acidentes na construção civil se dão mais nas obras informais, que não contam com a supervisão de um engenheiro, como é o caso da construção de puxadinhos. Acontece, por exemplo, de o construtor encostar um vergalhão na rede de alta voltagem. As ligações clandestinas (os chamados gatos) são a segunda causa de acidentes com fiação, respondendo por 13% desses incidentes (41 mortes). Acidentes na rede elétrica decorrentes de falta de poda de árvore, instalação de antenas de tevê e pipas, juntas, causaram a morte de 41 pessoas (13%). O levantamento da Abradee leva em conta os dados das 63 distribuidoras. Para evitar acidentes, as distribuidoras estão lançando uma campanha de conscientização.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.