• Carregando...

Um novo balanço da Prefeitura de São Paulo mostrou que o número de acidentes com vítimas nas marginais Pinheiros e Tietê diminuiu 36% nas primeiras oito semanas após a redução da velocidade máxima.

Os dados, divulgados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), mostram que, nos dois meses após a implementação da medida (de 20 de julho a 13 de setembro), houve 140 ocorrências de acidentes com vítimas, contra 220 no mesmo período de 2014.

Os acidentes sem vítimas também reduziram 21% nas marginais. Foram registradas 414 ocorrências nas últimas oito semanas, contra 523 no mesmo período em 2014.

CET: lentidão cai 6% com velocidade menor em São Paulo

Especialistas alertam, porém, que a redução pode estar ligada à crise econômica

Leia a matéria completa

A maior parte dos acidentes envolveu motociclistas (81%). “Mesmo na pista expressa da Tietê, onde o trânsito de motos é proibido, elas se envolveram em 69% das ocorrências”, diz a prefeitura em nota.

A CET, porém, não divulgou o número total de vítimas. No último sábado (12), três pessoas morreram em um acidente em que um carro bateu contra um poste na pista local da marginal Tietê.

A lentidão também diminuiu nessas vias, segundo a prefeitura. No pico da tarde, o congestionamento diminuiu de 47,7 km para 40,9 km (14%). Na média, a redução foi de 8% em relação ao ano passado. Na cidade inteira, a lentidão diminuiu, em média, 6%.

No começo do mês, quando a prefeitura divulgou um balanço da redução nas marginais depois de seis semanas, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) afirmou que não pretende desistir da ação contra a administração atual e questionou o estudo.

“A metodologia deles tem que ser aberta e isso tem que ser auditado por alguma outra empresa”, disse Maurício Januzzi, presidente da comissão de direito viário da OAB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]