Um norte-americano foi preso em Morretes, no Litoral do Paraná, por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) acusado de fazer mineração ilegal no Rio Nhundiaquara. O flagrante foi feito no último sábado (27), depois de uma denúncia anônima via telefone. A polícia apreendeu equipamentos utilizados na separação de minérios e 0,1 grama de ouro.
Após receberem o chamado, os policiais que faziam o patrulhamento foram até o local indicado pelo denunciante e prenderam o norte-americano em flagrante de extração ilegal. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, o homem disse aos policiais, por meio de um intérprete, que era médico e realizava a atividade como hobby e que não sabia que a prática era ilegal no Brasil. Além de 0,1 grama de ouro, o homem estava com equipamentos próprios para a separação de minérios, além de peças utilizadas para mergulho.
O caso foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Curitiba, pelo fato do médico ser de outro país. Nesta terça-feira (30) o homem passaria por uma audiência para prestar esclarecimentos à Justiça sobre a extração ilegal de minérios. De acordo com a assessoria da PM, ele tinha visto para ficar no Brasil somente até o domingo (28), mas irá permanecer à disposição da Polícia Federal.
A assessoria de comunicação da PF não foi encontrada pela reportagem da Gazeta do Povo para falar sobre a audiência do norte-americano que aconteceria nesta terça-feira.



