Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
voo 447

Aeronáutica anuncia resgate de corpos de ocupantes do Airbus; parte da asa também foi achada

Avião da Air France desapareceu no trajeto entre Rio e Paris. Estavam a bordo 228 pessoas, entre passageiros e tripulantes

O Amazonas C-105 é um avião militar de transporte tático e versátil. É capaz de realizar  missões em larga escala, com eficácia máxima | Divulgação / FAB
O Amazonas C-105 é um avião militar de transporte tático e versátil. É capaz de realizar missões em larga escala, com eficácia máxima (Foto: Divulgação / FAB)
A visibilidade na área de buscas pelo voo 447, na região de Fernando de Noronha, está prejudicada na manhã desta sexta-feira (5) |

1 de 7

A visibilidade na área de buscas pelo voo 447, na região de Fernando de Noronha, está prejudicada na manhã desta sexta-feira (5)

Airbus A330-200, semelhante ao avião desaparecido da Air France |

2 de 7

Airbus A330-200, semelhante ao avião desaparecido da Air France

Da esquerda para a direita entre o círculo, os três passageiros do voo AF 447: Luigdi Zortea, prefeito de Canal San Bovo; Rino Zandonai, diretor da Associação Trentinos no Mundo (no centro); e Geovanni Batistta Lenzi, deputado da Província Autônoma de Trento |

3 de 7

Da esquerda para a direita entre o círculo, os três passageiros do voo AF 447: Luigdi Zortea, prefeito de Canal San Bovo; Rino Zandonai, diretor da Associação Trentinos no Mundo (no centro); e Geovanni Batistta Lenzi, deputado da Província Autônoma de Trento

Luiz Roberto Anastácio, presidente da Michelin para a América do Sul, estava no voo 447 |

4 de 7

Luiz Roberto Anastácio, presidente da Michelin para a América do Sul, estava no voo 447

Lucas esteve no Brasil para assistir o enterro do pai, que faleceu há 15 dias |

5 de 7

Lucas esteve no Brasil para assistir o enterro do pai, que faleceu há 15 dias

Veja no mapa as áreas de busca pelos destroços |

6 de 7

Veja no mapa as áreas de busca pelos destroços

Saiba mais sobre as operações de resgate |

7 de 7

Saiba mais sobre as operações de resgate

A Aeronáutica anunciou neste sábado (6), durante entrevista no Recife (PE), que encontrou dois corpos de ocupantes do Airbus da Air France que desapareceu na noite do último dia 31 no trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris. Segundo a Aeronáutica, na manhã deste sábado foram resgatados na água peças e corpos de vítimas do voo 447 da Air France.

Segundo a Aeronáutica, os destroços foram detectados pelo avião-radar R99 da Força Aérea entre 5h e 6h da manhã. Às 8h07, foi confirmada visualmente a existência de destroços na área por um avião da FAB. Às 9h10, a corveta Caboclo, da Marinha, avistou o primeiro corpo na mesma área.

Às 9h30, o corpo foi recolhido pela tripulação do navio e reconhecido como sendo do sexo masculino.

À noite, em entrevista coletiva, o tenente-coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wender disse que foi encontrada uma parte da asa da aeronave e assentos do Airbus da Air France.

"Além de dois corpos, vários destroços (foram encontrados) assentos do avião, bem como partes da asa e diversos outros itens localizados ao longo do dia", declarou em entrevista no início da noite deste sábado.

Munhoz afirmou que as buscas vão continuar, ininterruptamente. O procedimento, segundo ele, será o mesmo adotado neste sábado, quando foram encontrados dois corpos: saída inicial do avião R-99, aeronave dotada de radar e capaz de localizar objetos sobre a superfície do mar; em seguida, seguem voos de outras aeronaves para reconhecimento visual e posteriormente o acionamento de navios no mar para possível resgate de corpos.

A Marinha informou que, a partir dos resultados das buscas neste sábado, a prioridade é encontrar corpos de vítimas do acidente com o avião.

"A prioridade é encontrar corpos e depois os destroços. Vale ressaltar que a cada achado isso se traduz na ampliação da área de buscas", afirmou o capitão-de-fragata Giucemar Barbosa Cardoso, chefe do centro de comunicação da Marinha.

Objetos

Uma poltrona azul com número de série 237011038331-0 também foi recolhida, mas a Aeronáutica informa que ainda aguarda a confirmação da Air France se ela corresponde à aeronave.

Também foram encontradas uma bolsa com um bilhete da Air France e uma mochila que continha um laptop. Em cada mochila havia nome, mas a Aeronáutica esclarece que estes não necessariamente se relacionam aos corpos encontrados. Uma das mochilas tinha dentro um cartão de vacinação.

Segundo a Aeronáutica, uma idenficação inicial será feita em Fernando de Noronha, e em seguida os objetos e os corpos serão enviados para Recife, onde serão examinados por peritos da Polícia Federal e do Insitituto Médico Legal (IML) e onde será feita a confirmação.

Segundo o vice-chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, coronel Jorge Amaral, os corpos e todo o material recolhido serão transferidos para a fragata Constituição e levados para Fernando de Noronha, onde a embarcação só deve chegar no domingo (7).

Toda a estrutura necessária para receber e iniciar a triagem e a identificação do que for sendo encontrado foi montada em Fernando de Noronha, devido à ilha ser o ponto mais próximo do local onde o avião fez o último contato com o controle de vôo.

O local onde foram encontrados os corpos e os destroços fica a cerca de 69,5 km do ponto onde houve o ultimo reporte eletrônico automático de falha do Airbus e a cerca de 900 quilômetros de Fernando de Noronha.

Segundo informou à GloboNews, Marco Tulio Moreno, parente de um dos passageiros, antes de repassar as informações à imprensa, a Aeronáutica informou os parentes dos passageiros.

A aeronave transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes.

O voo 447 da Air France deixou o Rio de Janeiro às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. De acordo com investigadores franceses, em um intervalo de quatro minutos, o avião emitiu 24 mensagens automáticas com sinais de anomalias no voo, das quais 14 entre 23h10 e 23h11.

Toda a estrutura pra receber os corpos já foi montada na base da aeronáutica em Fernando de Noronha. Na manhã deste sábado, peritos da Polícia Federal, especialistas em identificação humana, desembarcaram em Fernando de Noronha.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.