Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Painel

Afinidades eletivas

Agora dedicado a complicar a vida de Renan Calheiros (PMDB-AL), Aloízio Mercadante (PT-SP) está namorando com a oposição. Depois de costurar com tucanos e "demos" a obstrução das votações na semana e de ajudar a aprovar, na CCJ, a emenda do voto aberto, o petista tenta assegurar que, caso o relator das novas representações contra o presidente do Senado seja do PMDB e arquive os processos, algum oposicionista apresente um voto em separado. Mercadante chegou a defender a escolha de Demóstenes Torres (GO) para relatar os dois casos de suspeita de uso de "laranjas" por Renan. Como a tropa de choque não aceitou, resolveu se fixar no senador do DEM como o mais apto a redigir um voto alternativo, para o qual promete cabalar o apoio de petistas.

***

Consulta – Corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP) fez longos intervalos ao colher depoimento do empresário João Lyra em Maceió. Narrou problemas de saúde como rompimento de menisco e bursite. O senador disse que, por isso, reza muito. Mas reclamou da igreja da cidade: "Senti falta da água benta". Rural – De um conhecido advogado de Brasília ao saber que o colega Eduardo Ferrão havia abandonado a defesa do presidente do Senado sob alegação de excesso de trabalho: "Era muito boi para ferroar". Então tá – Ao pedir o arquivamento do inquérito que apurava o envolvimento do "aloprado" Hamilton Lacerda na confecção de materiais de campanha apócrifos, o promotor de Justiça José dos Santos Leôncio diz: "A crítica política é saudável e recomendável. As armas usadas nem sempre são as mais éticas". Caso perdido – Nenhum emissário do governo tentou convencer Armando Monteiro Neto (PTB-PE) a votar a favor da prorrogação da CPMF na Câmara. A despeito de sua proximidade com o Palácio do Planalto, o deputado e presidente da CNI já tinha deixado mais do que clara sua oposição ao imposto do cheque. Vapt-vupt – As longas sessões que seguiram madrugada adentro nesta semana abriram na base de Lula um debate sobre mudanças no regimento da Câmara para evitar obstruções da oposição.

Pressa – Escolhido para ser o relator do projeto de lei que oficializa o funcionamento das centrais sindicais, Vicentinho (PT-SP), que é ex-presidente da CUT, afirmou a colegas que pretende entregar seu texto já na semana que vem. A medida dará bom incremento aos cofres das entidades. Potencial – Assessores de Paulo Rubem (PE) enviaram a outros gabinetes da Câmara um comunicado sobre sua saída do PT. "O deputado cansou de remar contra a maré", explica o texto. Rapidamente, ex-correligionários passaram listá-lo, em tom de brincadeira, como possível adesão ao movimento "Cansei". Roupa suja – A Secretaria Estadual de Mulheres do PT-SP apresentou moção de repúdio contra o deputado estadual Vanderlei Siraque, pré-candidato a prefeito em Santo André. O grupo o acusa de dar entrevistas de teor preconceituoso e machista sobre sua concorrente e correligionária, a vice-prefeita Ivete Garcia. Bye bye – Secretário de Educação de Geraldo Alckmin, Gabriel Chalita deixou oficialmente ontem o governo paulista, com a publicação no "Diário Oficial" de sua demissão, "a pedido", do conselho deliberativo do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado. Pressão – São Domingos do Araguaia recebe hoje o 1.º Encontro dos Torturados da Guerrilha do Araguaia. O evento é apoiado pelo governo do Pará e tem o objetivo de cobrar do Ministério da Justiça mais rapidez nos processos de indenização a moradores e militantes do PC do B que participaram da guerrilha na região no início dos anos 70.

TIROTEIO

* Do deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), sobre o esforço do Palácio do Planalto em liberar emendas parlamentares em troca de votos para aprovar projeto de prorrogação da CPMF.

– Liberar emendas para aprovar projetos: é a governabilidade do amor remunerado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.