Agora dedicado a complicar a vida de Renan Calheiros (PMDB-AL), Aloízio Mercadante (PT-SP) está namorando com a oposição. Depois de costurar com tucanos e "demos" a obstrução das votações na semana e de ajudar a aprovar, na CCJ, a emenda do voto aberto, o petista tenta assegurar que, caso o relator das novas representações contra o presidente do Senado seja do PMDB e arquive os processos, algum oposicionista apresente um voto em separado. Mercadante chegou a defender a escolha de Demóstenes Torres (GO) para relatar os dois casos de suspeita de uso de "laranjas" por Renan. Como a tropa de choque não aceitou, resolveu se fixar no senador do DEM como o mais apto a redigir um voto alternativo, para o qual promete cabalar o apoio de petistas.
***
Consulta Corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP) fez longos intervalos ao colher depoimento do empresário João Lyra em Maceió. Narrou problemas de saúde como rompimento de menisco e bursite. O senador disse que, por isso, reza muito. Mas reclamou da igreja da cidade: "Senti falta da água benta". Rural De um conhecido advogado de Brasília ao saber que o colega Eduardo Ferrão havia abandonado a defesa do presidente do Senado sob alegação de excesso de trabalho: "Era muito boi para ferroar". Então tá Ao pedir o arquivamento do inquérito que apurava o envolvimento do "aloprado" Hamilton Lacerda na confecção de materiais de campanha apócrifos, o promotor de Justiça José dos Santos Leôncio diz: "A crítica política é saudável e recomendável. As armas usadas nem sempre são as mais éticas". Caso perdido Nenhum emissário do governo tentou convencer Armando Monteiro Neto (PTB-PE) a votar a favor da prorrogação da CPMF na Câmara. A despeito de sua proximidade com o Palácio do Planalto, o deputado e presidente da CNI já tinha deixado mais do que clara sua oposição ao imposto do cheque. Vapt-vupt As longas sessões que seguiram madrugada adentro nesta semana abriram na base de Lula um debate sobre mudanças no regimento da Câmara para evitar obstruções da oposição.
Pressa Escolhido para ser o relator do projeto de lei que oficializa o funcionamento das centrais sindicais, Vicentinho (PT-SP), que é ex-presidente da CUT, afirmou a colegas que pretende entregar seu texto já na semana que vem. A medida dará bom incremento aos cofres das entidades. Potencial Assessores de Paulo Rubem (PE) enviaram a outros gabinetes da Câmara um comunicado sobre sua saída do PT. "O deputado cansou de remar contra a maré", explica o texto. Rapidamente, ex-correligionários passaram listá-lo, em tom de brincadeira, como possível adesão ao movimento "Cansei". Roupa suja A Secretaria Estadual de Mulheres do PT-SP apresentou moção de repúdio contra o deputado estadual Vanderlei Siraque, pré-candidato a prefeito em Santo André. O grupo o acusa de dar entrevistas de teor preconceituoso e machista sobre sua concorrente e correligionária, a vice-prefeita Ivete Garcia. Bye bye Secretário de Educação de Geraldo Alckmin, Gabriel Chalita deixou oficialmente ontem o governo paulista, com a publicação no "Diário Oficial" de sua demissão, "a pedido", do conselho deliberativo do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado. Pressão São Domingos do Araguaia recebe hoje o 1.º Encontro dos Torturados da Guerrilha do Araguaia. O evento é apoiado pelo governo do Pará e tem o objetivo de cobrar do Ministério da Justiça mais rapidez nos processos de indenização a moradores e militantes do PC do B que participaram da guerrilha na região no início dos anos 70.
TIROTEIO
* Do deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), sobre o esforço do Palácio do Planalto em liberar emendas parlamentares em troca de votos para aprovar projeto de prorrogação da CPMF.
Liberar emendas para aprovar projetos: é a governabilidade do amor remunerado.



