Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Agência dos EUA diz a CPI que facilitará acesso a dados de Duda

Washington, EUA (Folhapress) – A equipe da CPI dos Correios ouviu hoje do Fincen (agência de inteligência financeira dos EUA) a promessa de que os dados bancários do publicitário Duda Mendonça seriam repassados na próxima semana ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). A notícia foi recebida como vitória pelos deputados que apostam no acesso mais simples à documentação.

Osmar Serraglio (PMDB-PR), Eduardo Paes (PSDB-RJ) e Antenor Madruga, do Ministério da Justiça, se reuniram ontem com o diretor-executivo do Fincen, William Bathy. No dia anterior, receberam negativas de acesso ao material da Promotoria Distrital de Nova Iorque. "O promotor de Nova Iorque pega todas as informações do Duda aqui (Fincen). E aqui nos disseram que aceitam passar tudo diretamente para o Coaf", disse Serraglio.

O Coaf solicitou os dados ao Fincen em 2005. Mas o pedido entrou na "fila comum" de outros pedidos da autoridade brasileira. "Em momento nenhum o governo brasileiro tinha informado os EUA de que se tratava de caso de corrupção com essa importância", criticou Paes.

O diretor em exercício do Fincen informou aos brasileiros que vai repassar "dados brutos" sobre a movimentação financeira do marqueteiro. Isso significa que serão rastreadas todas as eventuais contas mantidas por Duda no sistema bancário americano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.